Tudo posso Naquele que me fortalece

“Tudo posso Naquele que me fortalece” Filipenses 4:13

Diante deste texto, faço 3 perguntas:

1ª - Posso comprar uma mansão, um carrão, ou fazer qualquer outra coisa, que Deus vai me fortalecer?

2ª – Será que o verdadeiro crente não vai passar por dificuldades e sofrimentos?

3ª - Será que, quando uma pessoa é de Jesus, vira um super-herói imbatível?

Muito provavelmente, este é o versículo mais distorcido. Tirado de seu contexto, muitos concluem tratar-se de uma frase triunfalista, de alguém que pode conquistar seus alvos, que pode obter todas as coisas.

Por esta razão, este versículo é o mais repetido pelos pregadores da teologia da prosperidade, que apregoam a ideia do super crente. "Você pode ter saúde, você pode ter dinheiro, você pode ter sucesso... tudo posso naquele que me fortalece!" esbravejam os falsos profetas.

Mas o apóstolo Paulo não estava se referindo a conquistar ou a se obter algo. Antes, muito pelo contrário! Vejamos o contexto:

"Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação." (Filipenses 4:11-14 RA). Quando Paulo escreveu o famoso "tudo posso" ele passava por grande tribulação, pois estava encarcerado. Portanto, como se percebe na leitura do contexto, a interpretação correta é: "
tudo posso suportar".

Quer seja humilhado, ou honrado, na fartura, ou na fome, tanto em situação de abundância, quanto de escassez, "tudo posso naquele que me fortalece".

Estava lendo o livro “Paulo, Um Homem de Coragem e Graça” de Charles Swindoll quando deparei com as seguintes palavras escritas por Florence White Willett:

"Louvo a Deus pelas experiências amargas;
'Amigas da graça' elas são;
Tiram-me dos caminhos fáceis de trilhar
E ao lugar secreto me conduzirão.

Louvo a Deus pelos meus amigos que falharam
E a necessidade de meu coração não puderam aliviar;
Aos pés do Salvador eles me levaram,
Para ali do seu amor me alimentar.

Sou grato ainda por tudo o que, ao longo da vida,
Ninguém pôde satisfazer,
Assim somente em Deus
Satisfação rica e completa pude obter."

Que coisa linda! Se estiver sofrendo lembre-se disso e vá a Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro