A mulher cristã pode usar brinco e joias?

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas.” 1ª Pedro 3:3

Muitos usam esse versículo para dizer que a mulher não pode usar joias, brincos, pulseiras, braceletes e muitas outras coisas, mas não é isso que o texto diz. O texto diz que a beleza das mulheres não deve estar, porém não diz que é proibido fazer uso dessas coisas. Em tudo sim, deve haver prudência, bom senso e decência.

Um dia uma irmã, que não podia usar brinco por causa desse ensinamento, me perguntou: “Irmão Paulo, você acha que é pecado usar brinco?” Eu respondi: “Eu acho que é bonito.”.

Olhem só esse texto de Ezequiel 16:9-13, quando Deus diz o que fez com Jerusalém e seu povo.

“Eu, diz o Senhor, lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei. Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras. Adornei-a com jóias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço; dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha.”.

De onde o povo de Israel, povo escolhido por Deus, arranjou tanto ouro para fazer o bezerro?

Dá uma olhada nessa passagem de Gênesis 24: Rebeca foi descoberta por Eliezer, servo de Abraão, que orou a Deus e pediu um sinal, no qual aparecesse uma donzela de grande formosura que dará de beber água a ele e aos seus camelos antes de a si própria (Gênesis 24;43-46). Coisa que não é normal até os dias de hoje. O dote de Rebeca foi o de maior proporção e riquezas da época. Foram oferecidos dez camelos (Gênesis 24;10) e vários utensílios de ouro. Após ter saciada sua sede e a de seus camelos, Eliezer imediatamente deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro (Gênesis 24;47), e o resto do tesouro foi para o seu pai Betuel.

Se fosse proibido usar jóias, Eliezer, servo de Abraão e do Deus vivo, jamais teria presenteado Rebeca com esses presentes.

Mulher cristã, novamente repito: “Em tudo deve haver prudência, bom senso e decência.”.

Comentários

  1. Oi Bom dia, é um grande engano dizer isso, fica vendo..
    1°. Genesis 24 ainda é um período de promessas ( não da pra dizer que Deus e a Bíblia não proíbem o uso de jóias , já que ainda não havia nenhuma prescrição de Deus para o " seu povo" a respeito das vestes por exemplo em Deuteronomio . No período da promessa Deus ainda está fazendo promessas aos Hebreus , você observa que Deus só vai fazer aliança com o povo chamado de Israel em Êxodo 19 para ser um povo separado, SANTO , e só a partir do capítulo 20 é que Deus dá ao "seu povo" os seus mandamentos. 2° Todos textos aí têm a falta da EXEGESE , (Exceto o de Pedro que alguém fez uma " Eixegese" ; acrescentou o que não tem) . Já Ezequiel faltou o exame do gênero textual, que é uma figura de linguagem , NÃO LITERAL , mas Isaías 03, 18 por exemplo é literal, lê lá.
    3°. Concluindo, você pode analisar 1 Timóteo 2.9 e 1Pedro 3, a proibição aqui é CLARA , e no vernáculo da língua neotestamentária o imperativo é NÃO (uma partícula negativa no Grego)NÃO seja o exterior, NÃO com o uso ouros (jóias) acredito no inverso de você. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Bom dia, é um grande engano dizer isso, fica vendo..
    1°. Genesis 24 ainda é um período de promessas ( não da pra dizer que Deus e a Bíblia não proíbem o uso de jóias , já que ainda não havia nenhuma prescrição de Deus para o " seu povo" como a respeito das vestes por exemplo que só aparece em Deuteronomio . No período da promessa Deus ainda está fazendo promessas aos Hebreus , você observa que Deus só vai fazer aliança com o povo chamado de Israel em Êxodo 19 para ser um povo separado, SANTO , e só a partir do capítulo 20 é que Deus dá ao "seu povo" os seus mandamentos. 2° Todos textos aí têm a falta da EXEGESE , (Exceto o de Pedro que alguém fez uma " Eixegese" ; acrescentou o que não tem) . Já Ezequiel faltou o exame do gênero textual, que é uma figura de linguagem , NÃO LITERAL , mas Isaías 03, 18 por exemplo é literal, lê lá.
    3°. Concluindo, você pode analisar 1 Timóteo 2.9 e 1Pedro 3, a proibição aqui é CLARA , e no vernáculo da língua neotestamentária o imperativo é NÃO (uma partícula negativa no Grego)NÃO seja o exterior, NÃO com o uso ouros (jóias) acredito no inverso de você. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Total engano!! É por culpa desse tipo de publicação que tantas pessoas cristãs estragam sua aparência e estão sendo mandadas para o inferno dia após dia. A própria bíblia condena esse grande pecado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro