Deus não habita em templos feitos por homens


“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas.” Atos 17:24

Igreja não são paredes, são pessoas. Deus não ama lajotas; ama pessoas. Deus não tem tijolos, tem filhos.

Essa visão de "igreja"/lugar/templo/instituição é a mesma daquela samaritana no poço de Jacó. É a mesma dos judeus que tinham o Tabernáculo, o Templo e depois as Sinagogas. Jesus rasgou o véu, temos livre acesso ao Pai. Onde dois ou três se reunirem em nome de Jesus, Jesus está no meio. A Igreja primitiva reuniam nas casas. O lugar não importa muito, desde que como Igreja (Corpo de Cristo) estejamos reunidos para adorar a Deus, ouvi-Lo falar conosco e ter comunhão com os irmãos.

Na Bíblia não tem o nome de nenhuma “igreja”/instituição. Não vamos encontrar nas Escrituras Sagradas o nome “Igreja Católica”, “Igreja Batista”, “Igreja Metodista”, “Igreja Presbiteriana”, “Igreja Assembléia de Deus”, “Congregação Cristã no Brasil, nem no Paraguai ou qualquer outro lugar”, “Igreja do Evangelho Quadrangular”, “Igreja da Santa Vó Rosa”, “Igreja do Evangelho Pleno”, “Igreja Adventista do Sétimo Dia nem do Primeiro Dia ou do Última Dia”, “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, “Igreja Menonita” e nenhuma outra.

Por quê não tem nome de nenhuma “igreja” na Bíblia? Simples, porque Jesus não veio fundar “igrejas”, mas veio salvar pecadores e fazer deles a Sua Igreja.

Igreja é o Corpo de Cristo e dela fazem parte todos aqueles que um dia nasceram de novo, que foram alcançados por Cristo e salvos por Sua graça mediante a fé no Seu sacrifício e Ele mesmo os fez povo Seu e ovelhas do Seu pasto. (Salmo 100:3)

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado." 1ª Pedro 2:9,10

Deus não habita em templos feitos por homens, porque Ele prefere habitar em templos construídos por Ele mesmo. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1ª Coríntios 3:16

A verdadeira Igreja são pecadores salvos pela graça de Deus, dependentes da graça de Jesus e habitação do Espírito Santo, dentro ou fora da "igreja"/instituição/templo.

O culto não acaba para quem foi alcançado pela graça de Deus. Em Cristo o culto é eterno e em qualquer lugar, não acontece somente aos domingos nos templos, mas flui incessantemente no respirar e andar de cada um que nasceu Dele e Nele tem vida eterna, e é chamado por Ele de filho.

Comentários

  1. Respostas
    1. E eu escrevo essa mensagem, hoje , 24/05/23.

      Muito perigoso versículos isolados sem ver o contexto.

      É bom lembrar que o apóstolo Paulo, estava em Atenas, no meio de filósofos, epicureus,estoicos que começaram a discutir com ele , e o levaram ao Aeropogo.

      Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,
      pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
      "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
      Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

      Atos 17:22-25

      LEIA O VERSÍCULO 29 SEGUINTE 👇

      "Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

      Atos 17:29

      Eles estavam idolatrando

      Excluir
  2. Kkkk
    Se reuniam em casas porque a comunidade ainda estava surgindo, além de sofrer perseguições. Imagina se construíssem um templo para se reunirem, com s perseguição, bastava encontrar os fiéis reunidos lá e acabar com todos...pronto, fim da Igreja. As reuniões eram feitas na casa de algum fiel e sempre às escondidas. Hoje se sabe que, devido às perseguições terem aumentando, os cristãos se reuniam em catacumbas (Galeria subterrânea onde se enterravam os mortos e se escondiam os primitivos cristãos, uma gruta com ossuário). Quanto ao nome da Igreja, como denominação, basta lembrar novamente que o cristianismo ainda estava nascendo, e, como os cristãos eram perseguidos, não havia tempo para irem definido conceitos de forma homogênea. O próprio Novo Testamento nem existia, e os livros que fariam parte dele, somente foram definidos pela Igreja Católica, séculos depois. Em Atos dos Apóstolos aparece o relato de Paulo sobre o surgimento, em Atioquia, do termo "CRISTÃOS", que ficou permanente como termo para identificar os seguidores de Cristo, Nosso Senhor. Porém, nem tudo se encontra escrito na Bíblia, como por exemplo, quais livros fariam parte do Novo Testamento, e foi a Igreja (seus líderes) quem definiu isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro templo foi construído por Constantino, que paganizou o cristianismo, começando com isso o que chamamos de catolicismo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro