Apenas sendo um Bereiano


“Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.” Apocalipse 8:1

Esse foi o texto que um pregador escolheu para pregar num congresso.

Ele leu esse texto e falou da angústia que o homem sente e que muitas vezes busca a Deus, ora a Deus, e Deus fica em silêncio.

Eu questionei pra mim mesmo: Mas não é isso que o texto diz. O texto é de difícil compreensão. Leva mais para um silêncio de reverência e paralisação na expectativa do que sobrevinha ao mundo, como se fosse uma terrível “detonação”.

Mas o pregador prosseguiu e falou de vários testemunhos que realmente impactou muitas vidas, inclusive a minha.

Ele continuou no texto, até o versículo 6 do capítulo 8 de Apocalipse, que diz: “Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.”

Aí ele disse que Deus estava rompendo o silêncio, e que quando Deus faz isso é para te abençoar, para mudar as circunstâncias da sua vida e que iria agir tirando aquela angústia. Quando os anjos tocam as trombetas anunciam o agir de Deus sobre a sua vida.

Espera aí. Não é isso que o texto diz. Ele forçou demais, falando totalmente fora do contexto, pois o texto fala coisas ruins e não coisas boas, sobre juízo e não bênção, sobre catástrofes e não paz, sobre sofrimentos, e não livramentos, conforme segue:

Apocalipse
8:7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde.
8:8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
8:9 E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios.
8:10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
8:11 O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.
8:12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite...

E ainda tem a 5ª, a 6ª e a 7ª trombeta, que são as 3 trombetas de “Ais”. No versículo 13 do capítulo 8 de Apocalipse diz: “…Ai! Ai! Ai! dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar.”

O que mais me surpreendeu é que muitos não perceberam isso e o povo se alegrou quando ele disse que Deus estava rompendo o silêncio para agir em favor deles.

Creio que o pregador não é um falso profeta, apenas pregou fora do contexto. Isso pode acontecer com qualquer um que prega e não faz uma análise do texto antes. Talvez ele tenha feito na inocência, sem querer causar prejuízo algum. Prefiro crer que tenha sido isso.

Às vezes eu me arrependo de ter conhecimento, pois se não tivesse estaria chorando e pulando de alegria, como muitos. A ignorância é uma “bênção”!

Por outro lado vejo que é muito bom conhecer e prosseguir em conhecer as Escrituras, pois daí não erramos, não somos enganados.

Jesus disse: “Vocês erram não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 22:29

Prefiro o conhecimento ao invés da ignorância, mesmo ficando triste ao invés de me alegrar em certas circunstâncias.

Vamos prosseguir no intento de conhecer as Sagradas Escrituras e a Deus, e fazê-lO conhecido.

Aos pregadores da Palavra de Deus, cuidado com os textos. Vamos procurar analisar com cuidado e diligência cada texto primeiro antes de pregar.

Reflitam sobre isso!

“Ora, estes (os de Beréia) eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” Atos 17:11

Nele, Jesus, que disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro