5 fases do pecado


No dia 07 desse mês de junho, enquanto eu preparava a Palavra para falar na Rede Jovem, veio a seguinte frase sobre pecado: “Muitas vezes, o pecado é algo que traz prazer à vida, colocado no anzol da morte.”

Na Rede Jovem nós falamos sobre 1ª Timóteo 4:12: “Não deixe que ninguém o despreze por ser jovem, mas para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.”

Nós paramos nesse último ponto: “Na pureza” e apenas falamos algumas coisas sobre o pecado. Então, no domingo dia 08, preparei essa mensagem, que vou ministrar agora.

Abra a Bíblia em 2º Samuel 11. Vamos ler.

Introdução:
Deus criou o homem, para viver em perfeita comunhão com Ele. Seu plano era felicidade, paz, saúde e vida eterna. Deus desejava que o homem tivesse plenitude e abundância de vida. No jardim do Éden não havia doenças, sofrimentos, angústias, morte, preocupações, medos, ansiedade. Mas o homem, sendo tentado, se desviou em seus próprios caminhos de pecado... “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23

O pecado nos separa da fonte de alegria e paz. O pecado nos separa de Deus e a raiz do pecado produz os seus frutos, que são: medo, ansiedade, insegurança, culpa, vazio, solidão, e muitos outros.

Precisamos encontrar a paz, ausência de culpa, mas antes de tudo, precisamos encontrar solução para não morrermos eternamente, pois o homem se afastou do plano original de Deus e caminha para outro destino, terrível e indesejável, a morte eterna.

Muitas vezes, o pecado é algo que traz prazer à vida, colocado no anzol da morte.

Usando como base o texto que lemos, quero compartilhar sobre 5 fases do pecado:


1ª) – A 1ª fase do pecado é o PRAZER

O pecado, muitas vezes, causa prazer, gera adrenalina, emoção, desejo, muitas vezes, sem freio. O que vale é o prazer do momento. E por isso há tantos afundados na lama do pecado.

Pecado é errar o alvo; é transgredir a lei; é tudo aquilo que desagrada a Deus.

“A atitude que é a essência do pecado consiste em viver, não para Deus, mas para si mesmo.” J.I. Packer

O texto que lemos diz que Davi viu Bate-Seba... Ele olhou e teve um desejo enorme por Bate-Seba. Entenda uma coisa: Ser tentado não é pecado. Pecado é ceder a tentação. Se Davi tivesse desviado o olhar e o desejo por Bate-Seba, ele não teria pecado, mas não foi isso que Davi fez. Ele continuou olhando e mandou que a trouxessem ao palácio e deitou-se com ela.

Muitas vezes somos atraídos pelo que vemos. Os nossos olhos nos fazem pecar. Precisamos desviar o nosso olhar de muitas coisas e dizer não para aquilo que, muitas vezes, causa desejo a nossa carne. Porque se dissermos que o pecado é ruim em si mesmo, estaremos mentindo, pois o pecado traz prazer a nossa carne. Nós dizemos não ao pecado porque amamos Jesus e não queremos desagradá-lO.
Falar da palestra no Fórum. Eles usam droga por prazer. Eles estão olhando aqui pra nós e estão dizendo: Esse camaradas são uns “lock” porque não sabem o prazer que sinto. A 1ª fase do pecado é o PRAZER.


2ª) – A 2ª fase do pecado é TENTAR ESCONDER O PECADO

Isso gera mais pecado. Olha só o que o Rei Davi fez para tentar esconder o seu pecado:

Davi teve relações com Bate-Seba e ela ficou grávida. Davi então manda trazer Urias de volta da guerra e tem uma conversa com ele. Olha só Davi querendo ocultar o seu pecado.

Davi pergunta como vai os soldados e a guerra, e depois pede que Urias vá para sua casa e descanse. Com isso Davi esperava esconder o seu pecado, pois Urias iria para casa, teria relações com sua esposa e pensaria que o filho era dele. Pronto. Plano perfeito. Acabou o problema. Será?

O texto que lemos diz que Urias não vai para sua casa, mas dorme na entrada do palácio.

Davi sabendo disso fica furioso e diz para Urias: Porque você não foi para sua casa? Urias respondeu: "A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!" Aqui Urias tinha mais temor de Deus que o próprio Davi.

Davi não conseguiu o que queria, então traça um outro plano. Então Davi lhe disse: "Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta". Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte Davi o convidou para comer e beber, e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam; e não foi para casa.

Davi então, vendo que Urias, de maneira alguma, ia para sua casa, teve uma nova idéia para esconder seu pecado, e isso seria um pecado ainda maior na vida de Davi. De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias.
Nela escreveu: "Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra". Meu Deus! Que coisa horrível. Davi foi a última instancia para esconder seu pecado. Ele mandou matar Urias, o esposo de Bate-Seba. E foi isso o que aconteceu. Joabe colocou Urias na frente e ele foi morto. Que loucura de homem que era o Rei de Israel.
Uma das coisas mais terríveis do pecado é quando estamos presos a ele e queremos de alguma maneira fugir, esconder, livrar-se da vergonha que ele pode causar.

Isso nos faz mal. Traz complicações, enfermidades. Olha só o que Davi escreve no Salmo 32: Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca.” O que a seca faz no Nordeste, deixando os rios sem água, o pecado faz conosco. Assim estava a alma de Davi.

Quando Urias morre, Davi então traz Bate-Seba para morar com ele. Enfim, estava tudo terminado, ele tinha se livrado, tinha ocultado o seu pecado. Será?
Davi ficou quase um ano longe da presença de Deus, com a alma seca. Davi pode ter escondido o seu pecado dos outros, mas não de Deus.

Ilustração: Olha o pato... Um menino que matou o pato com um estilingue, e tentou esconder, mas sua irmã viu e começou a chantageá-lo... Até que confessou e avó então disse: Eu vi quando você matou o pato. Deus viu, Deus vê, não há como esconder de Deus. O homem pode enganar muitos, mas jamais enganará a Deus.

A 2ª fase do pecado é TENTAR ESCONDER O PECADO.


3ª) – A 3ª fase do pecado e a pior delas, são as CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO.

Olha só o que aconteceu com Davi.

Depois de quase um ano, Deus usou o profeta Natã para falar com Davi.

Naquela época, Deus falava com o profeta, o profeta falava com o rei, que julgava a causa.

Natã vai até Davi e conta-lhe uma estória: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma ovelhinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este então mandou pegar a ovelhinha do pobre para matar e dar ao visitante ilustre.".

Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da ovelha, porquanto agiu sem misericórdia".

Então Natã disse a Davi: "Tu és o homem!

Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.

"Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas Eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ". (Absalão teve relações com 10 concubinas de Davi, a luz do dia, publicamente.)

Olha só as CONSEQÜÊNCIAS do pecado de Davi:

Davi viu Bate-Seba tomando banho, mas ele, naquela hora, não viu a morte prematura de seus quatro filhos.

- O filho de Davi com Bate-Seba nasce, mas fica doente e morre;

- Amon violenta a própria irmã Tamar;

- Absalão manda matar Amon.

- Absalão se proclama rei e luta contra o próprio pai. Davi pede para não matarem Absalão, mas o comandante Joabe não obedece e mata Absalão, o próprio filho de Davi.

- Depois Adonias, filho de Davi, se proclama rei no lugar de Salomão e Salomão manda matar o próprio irmão.

- Davi é um grande exemplo de guerreiro, mas um péssimo exemplo de pai.
- Quando Davi fica velho, antes de morrer, ele teve um frio que ninguém conseguia abater, então contrataram uma moça para aquecê-lo. E Davi, tendo 4 esposas e 300 concubinas, morre nos braços de uma estranha, pois transformou os da sua casa em estranhos.

O pecado não vale a pena, pois gera conseqüências, muitas vezes, trágicas.

A 3ª fase do pecado são as CONSEQÜÊNCIAS.

Tem muitos que só ficam nessas 3 primeiras fases, porém tem 2 fases do pecado, que não geram morte, pelo contrário, geram libertação, vida.


4ª) – A 4ª fase do pecado é o ARREPENDIMENTO.

Isso é a coisa certa a fazer. Isso é o que Davi fez.

Davi escreve 2 salmos, o de número 32 e o 51, onde ele expressa o seu arrependimento.

Olha só o que Davi diz no Salmo 32: “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor".

Olha só o que Davi diz no Salmo 51: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Salmo 51:1-13

A palavra grega para arrependimento é metanoia que significa "mudança de mente". Todavia o seu sentido bíblico vai além, significando uma mudança de rumo, mudança de direção, de atitude.

Jesus disse: “Arrependam-se e creiam no Evangelho” Marcos 1:15

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3:19

Arrepender-se de quê? De nossos pecados, de termos ofendido ao Deus santo, justo e bom.

E quem nos leva a fazer isso é o Espírito Santo de Deus, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo... Deus é quem nos leva ao arrependimento.

E ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida. Atos 11:18

Davi reconheceu que desobedeceu e falhou para com Deus, fazendo o que era errado em vez do que era certo. Assim, após cometer adultério com Bate-Seba e completar a ação com o assassinato do marido dela, Davi disse para si mesmo que era simplesmente uma questão de privilégio real e que, portanto, nada tinha a ver com sua vida espiritual. Assim, Davi tirou aquilo da cabeça, até que a repreensão do profeta Nata "Tu és o homem!" (2Sm 12.7) fê-lo perceber, por fim, que ele havia ofendido a Deus. Esta consciência foi, e é, a semente que germina o arrependimento. Ela não cresce em outro lugar.

Davi teve uma profunda tristeza pela desonra causada ao Deus amoroso.  Davi pede perdão a Deus. O Salmo 51 diz isso.

4ª fase só acontece se o Espírito Santo de Deus convencer a pessoa do pecado, da justiça e do juízo.
“Nenhum homem pode sentir seu pecado, a não ser pela graça.” Thomas Watson

A 4ª fase do pecado é o ARREPENDIMENTO.


5ª) - A 5ª e última fase do pecado é o PERDÃO DE DEUS.

O perdão de Deus é algo maravilhoso.

Deus é amoroso e perdoador.

O perdão de Deus nos liberta, nos traz alívio a alma e nos dá paz.

No Salmo 32 Davi diz: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1ª João 1:9

A palavra “perdão” significa limpar a conta, perdoar ou cancelar a dívida, e foi isso que Deus fez por Graça. Nós não merecemos o perdão de Deus, mas Ele faz o favor de nos perdoar.

Nós tínhamos uma dívida com Deus que jamais poderíamos pagar.

Olhe para a Cruz. Veja toda ira de Deus despejada em Jesus. Por quê? Por amor, por causa de nossos pecados.

Nós ferimos a Deus, mas Ele nos amou, se fez homem e se entregou por nós. “Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2ª Coríntios 5:21

Jesus veio para perdoar, para salvar pecadores.

Romanos 6:23 diz: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Deus exigiu um resgate, um pagamento e Ele mesmo pagou.

Por isso Jesus disse: Está consumado. A dívida foi paga. Tetelestai.

O pecado produz morte, mas o perdão produz vida.

Nós não podemos conquistar o perdão de Deus. Nós não podemos pagar pelo perdão de nossos pecados contra Deus, mas nós podemos receber o perdão de Deus, gratuitamente, pela fé em Cristo Jesus. Isso é graça!

Conclusão:

Davi pecou por causa de PRAZER, de um desejo carnal.

Davi procurou ESCONDER O SEU PECADO, e isso fez com que ele pecasse ainda mais.

Davi teve CONSEQÜÊNCIAS TRÁGICAS por causa de seu pecado, tendo a morte prematura de seus 4 filhos e não tendo paz dentro de seu próprio lar.

Porém, diante de toda essa QUEDA e TRAGÉDIAS, Davi fez o que precisamos fazer sempre: Ele se ARREPENDEU DE SEUS PECADOS E, O MELHOR, DEUS O PERDOOU.

“Feliz é o homem cujo PECADO é perdoado.” Rei Davi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro