Danilo Gentili entrevistou Caio Fábio














O Danilo Gentili entrevistou no “The Noite” (SBT) desta segunda-feira (23/06/2014) o ex-ministro presbiteriano Caio Fábio, hoje líder do Movimento Caminho da Graça.

Assisti a entrevista e quero fazer algumas considerações.

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que esse texto não é uma defesa do Caio Fábio e nem das ideias por ele defendidas, são apenas considerações de um cristão vendo por diferentes prismas, desarmado de toda e qualquer religiosidade, em discordância com muita coisa, mas com a mente aberta, olhando para a Palavra, retendo o que é bom, para a glória de Deus.

Assista a entrevista e...

“...ponha à prova todas as coisas e fique com o que é bom.” 1ª Tessalonicenses 5:21 Versão NVI

“...ponde tudo à prova. Retende o que é bom” 1ª Tessalonicenses 5:21 Versão Almeida Revisada

 “Examinai tudo. Retende o bem.” 1ª Tessalonicenses 5:21 Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel

“Examinai tudo: abraçai o que é bom.” 1ª Tessalonicenses 5:21 Versão Católica


Seguem 10 considerações sobre a entrevista do Caio Fábio:


1ª) – O Caio Fábio chamou os evangélicos de burros.

Não podemos generalizar, pois nem todos os evangélicos são burros. Conheço muitos evangélicos inteligentes, sinceros, honestos, amorosos, verdadeiros homens e mulheres de Deus.

Para quem assistiu ficou uma mensagem altamente depreciativa do mundo evangélico.

Sei que o Caio Fábio não se referiu a todos os evangélicos, pois ele mesmo chama muitos de “gente boa de Deus” e tem um carinho especial por muitos.

Caio Fábio se refere a um grupo de evangélicos alienados, que desistiram de pensar por si mesmos, e isso é verdade. Se não fosse verdade não veríamos tanta palhaçada no meio evangélico, onde muitas vezes, alguns líderes comandam facilmente e fazem como querem.

O Caio Fábio disse: “Eu achava que a comunidade evangélica era alienada como era, era massa de manobra como era porque faltava instrução. Então passei 33 anos ensinando, dos luteranos aos neopentecostais. Criamos até a Associação Evangélica Brasileira pra ver se dava parâmetros de saúde mental para o pessoal, mas descobri que ninguém queria isso.”. Eu digo que muitos ainda não querem isso.

O Caio Fábio parecia querer desabafar em rede nacional todo um descontentamento com o que acontece muitas vezes por detrás dos cultos de algumas vertentes evangélicas. Danilo Gentili quis saber o que de mais abjeto o seu entrevistado teria observado nesse universo. “A capacidade que esse pessoal teve de literalmente tirar o cérebro das pessoas”, respondeu Caio Fábio.

“Os evangélicos são burros, é o que você tá falando?”, questionou Gentili. “Ficaram”, replicou Caio Fábio. “Qualquer um fica sob aquele rolo compressor” completou o entrevistado. E ainda comentou: “Eu fiz uma pesquisa sobre você e vi que você já passou por lá, você (Danilo) sabe o poder que aquilo ali tem de fazer mentes tornarem-se amebas”, concluiu com firmeza.


2ª) – O Caio Fábio disse que a Bíblia é a mãe de todas as heresias.

Diante dessa afirmação dizem que o Caio Fábio não acredita na Bíblia, que ele relativiza a Bíblia, que é um herege caído, que está perdido e caminhando para o inferno.

Bem, eu particularmente não vejo assim. Concordo com várias afirmações do Caio Fábio, pois vejo que há na Bíblia muitos textos que são pegos fora de contexto, sem a referência do Evangelho, de Jesus, de Sua obra e vida, fora da graça de Cristo. Há muitos que judaízam as Escrituras, outros não conseguem olhar na perspectiva da graça de Deus.

Eu não digo que a Bíblia é a mãe de todas as heresias porque existem heresias sem base bíblica. Alguns conseguiram/conseguem extrapolar tanto que não conseguem nem achar fundamento bíblico para apoiar suas visões e crendices. A Bíblia é a mãe da maioria das heresias pelo que fazem com ela em suas interpretações errôneas, não pelo que ela é em si mesma. Creio na Bíblia Sagrada como Palavra de Deus em linguagem humana, escrita por homens por Ele inspirados, que deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo, que é O Centro e O parâmetro de interpretação bíblica.

Essa afirmação do Caio Fábio, muitas vezes, choca, principalmente aqueles que não discernem o significado essencial do Evangelho e se tornaram religiosos demais para suportarem isso. Muitos criam seus próprios dogmas e seguem a doutrinas de homens. Há muita coisa da lei no tempo da graça. “Eles me chamam de herege porque eu digo que essas coisas caducaram, porque justamente, se caducaram, o dízimo já era e eles vivem disso.” afirmou Caio Fábio. As pessoas não podem saber disso, senão o império de muitos será destruído.

“Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2ª Coríntios 3:14-18

Tem muitos mais textos dizendo que vivemos na graça e não mais debaixo da lei. Temos que tomar cuidado, pois os querem viver debaixo da lei tem caído da graça e são malditos, como o apóstolo Paulo afirma em Gálatas. “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou e as “igrejas” ensinam escravidão”, disse Caio Fábio, sintetizando sua visão a respeito do tema.


3ª) – O Caio Fábio desmascarou algumas “possessões demoníacas”.

O Danilo Gentili perguntou se há possessões demoníacas. O Caio Fábio respondeu: “Sim, existe, mas o que acontece na TV, na maioria das vezes, é sugestão, é psiquismo demoníaco aprendido pela cultura neopentecostal – na maioria das vezes é forjamento, têm até possessos contratados”.

Não podemos generalizar dizendo que tudo é coisa aprendida ou fabricada, mas realmente existe muito teatro, fantasia, sensacionalismo e charlatanismo nisso.


4ª) – O Caio Fábio disse que todo milagre “industrializado” é “de araque”.

O Danilo Gentili perguntou se ainda existem milagres hoje e o Caio Fábio disse que sim. Aí o Gentili perguntou: “Porque ninguém vê mais, só vê milagre de araque?” O Caio disse que todo milagre “industrializado” é de araque, e depois então disse que testemunhou muitos milagres e citou 2 deles.

O Caio Fábio disse que é pela graça, sem hora e dia marcados. Nisso eu concordo com ele. Hoje existem muitos charlatões oferecendo bênçãos e milagres, benefícios de Deus ao invés do próprio Deus. Por isso há muitos que não encontram Deus, pois buscam coisas, bênçãos e milagres apenas.


5ª) – O Caio Fábio fala mal da Igreja.

Ao meu ver, o Caio Fábio não fala mal da Igreja e sim das “igrejas”.

Caio Fábio rebateu as críticas feitas por líderes religiosos aos fiéis que deixaram de congregar e disse: “Igreja é impossível não haver, igrejas somos nós. Igreja é encontro.”, simplificou Caio Fábio, que recusou a ideia de que o relacionamento com Deus possa ser delimitado por regras eclesiásticas: “Deus é loucura pura. Essa história de racionalizar Deus é uma idiotice na qual eu não caibo. A minha inteligência é grande demais para entrar em racionalismo a respeito de Deus. Deus é absurdo”.

“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas.” Atos 17:24

Igreja não são paredes, são pessoas. Deus não ama lajotas; ama pessoas. Deus não tem tijolos, tem filhos.

Essa visão de "igreja"/lugar/templo/instituição é a mesma daquela samaritana no poço de Jacó. É a mesma dos judeus que tinham o Tabernáculo, o Templo e depois as Sinagogas. Jesus rasgou o véu, temos livre acesso ao Pai. Onde dois ou três se reunirem em nome de Jesus, Jesus está no meio. A Igreja primitiva reuniam nas casas. O lugar não importa muito, desde que como Igreja (Corpo de Cristo) estejamos reunidos para adorar a Deus, ouvi-Lo falar conosco e ter comunhão com os irmãos.


6ª) – O Caio Fábio disse que Jesus não fundou o cristianismo.

“O cristianismo é religioso, mas a fé cristã não. O cristianismo foi criado pelo imperador Constantino”, disse o Caio Fábio.

Eu também creio que o nome “cristianismo” começou com Constantino, quando ele oficializou o cristianismo como a religião oficial do império romano, porém não vejo problema algum usar o termo “cristianismo” por causa de Cristo.


7ª) – O Caio Fábio tem uma linguagem chula. Ele fala palavrões.

Sinceramente não gosto da maneira como o Caio Fábio muitas vezes fala, mas entendo o porquê dele falar assim. Vejo que, com o seu linguajar, ele tenta desconstruir o estereótipo de "santo" construído ao longo dos anos no meio evangélico. Ele, com suas palavras e imagem, desconstrói o modo que os evangélicos criaram como sendo padrão de vestimenta, conduta e postura. Isso, creio eu, ele faz de propósito, para chocar mesmo.

Eu gosto dos escritos do Caio Fábio, pois quando escreve, creio eu, ele tem um tempo maior para administrar as ideias e as palavras.


8ª) – O Caio Fábio disse que tem muito gay no movimento evangélico.

“Como você acha que Jesus veria hoje o movimento gay?”, perguntou Gentili de supetão.

Mas Caio Fábio não se fez de rogado, nem tampouco titubeou em responder: “Do jeito que Ele viu nos dias dEle. Nos dias dele tava cheio de gay, o que que Ele fez?!”, devolveu a pergunta para Danilo. “Não sei. O que que Ele fez?”, quis saber o apresentador. “Nada”, respondeu tão simplesmente Caio Fábio. Mas desenvolveu melhor.

“Tava cheio de puta, o que Ele fez? Nada. Tava cheio de canalha, calhorda pra todos os lados, o que Ele fez? Nada. Ele acolheu quem o procurou, não perguntou coisa nenhuma. Isso não estava na pauta de Jesus nem está”, argumentou. “Essa pauta aí é uma pauta moral, é uma pauta ideológica, é uma pauta da fragilidade da religião que introjeta culpa nas pessoas e exacerba o maior movimento de compulsão psicológica justamente para aquilo que eles proíbem”.

E então foi que veio talvez a sua informação mais pitoresca da noite: “Você pegue uma estatística e vá ver onde proporcionalmente nesse país existe a maior eclosão de compulsão gay…não é no Corinthians”, ironizou. “É no São Paulo (FC)?!?”, ajuntou Danilo. “No São Paulo chega perto”, brincou Caio Fábio, “mas nada alcança o movimento evangélico”, concluiu. “Tem muito veado lá?”, perguntou Gentili. “Claro! Uma sociedade que só introjeta pecado vai produzir só tarados! Não tem jeito dos evangélicos melhorarem enquanto eles piorarem o mundo para todos”, sentenciou o líder do Movimento Caminho da Graça.

Bem, eu não conheço nenhuma estatística nesse sentido, mas sei da luta de alguns. Não concordo quando o Caio Fábio diz que onde tem mais gay é no movimento evangélico. Ele fez isso para ofender a classe evangélica, como de costume. Homossexualidade é uma questão muito polêmica. Por outro lado vejo que há muitos líderes evangélicos tomando proveito do movimento homossexual e se autopromovendo religiosamente e politicamente, “batendo” contra. Devemos entender que a nossa luta não é contra as pessoas. Precisamos falar sim, do pecado, quer seja homossexualismo, adultério ou qualquer outro, mas devemos amar as pessoas indistintamente, incondicionalmente, como Jesus nos amou e nos ama.


9ª) – O Caio Fábio fez apologia a pedofilia ao falar das suas experiências sexuais aos cinco anos.

Na minha opinião o Caio Fábio não devia ter entrado em detalhes, porém foi algo que ele viveu e foi aflorado com a pergunta do Danilo Gentili.

O Caio Fábio disse que reencontrou a tal babá, então o Diguinho perguntou: “Você comeu ela de novo naquele dia?”

“Não. Não fiz isso contra mim. Depois que eu me converti, isso tudo virou passado. A gente está conversando aqui de tempos acerca dos quais eu não tenho nenhum problema com eles porque tudo que fez parte da minha vida faz parte da minha saúde hoje.”, respondeu Caio Fábio.

Será que ele realmente fez apologia a pedofilia? Pode ser que tenha feito, mesmo inconscientemente.

Você que é cristão, quando testemunha e diz sobre sua vida pregressa, faz apologia ao pecado?


10ª) – O Caio Fábio cometeu adultério e divorciou-se de sua legítima esposa, e tenta justificar os seus erros.

O Caio Fábio pecou sim e errou muitas vezes, e ainda erra muito. Ele tem suas muitas falhas, como nós temos as nossas.

Quem nunca pecou que atire a primeira pedra, ou ainda, não perdoe Davi porque ele também falhou nisso, e de maneira muito pior. Porém Davi foi perdoado por Deus, assim como o Caio Fábio foi. Ou não?

Não concordo com a questão do adultério dele, muito menos do divórcio. Jamais incentivarei alguém a se divorciar. Minha palavra sempre será de concerto e de reconciliação. Podemos aconselhar, porém jamais devemos obrigar uma pessoa a ficar casada. É necessário deixar que elas ponderem e decidam por si mesmas, sabendo das consequências de suas escolhas em ficar ou deixar o casamento. Existem casos em que não houve separação e Deus restaurou o lar do casal, mas também já existiram casos em que o marido matou a mulher dentro de casa.

Quanto a essa questão do divórcio, eu posto aqui uma mensagem do próprio Caio Fábio sobre o assunto, que ao meu ver é bastante propícia.

"Eu sou um homem divorciado. Tem gente que pensa que porque me divorciei eu advogo o divórcio. Pelo amor de Deus! O divórcio é uma droga, é horrível. Dói nas entranhas, arrebenta você todo. Só advoga o divórcio quem nunca provou um ou quem passou por um divórcio da maneira mais leviana possível. Porque não basta que a Palavra nos diga que o divórcio é apenas uma amputação para salvar o ser de uma doença maior, e é só em casos extremos que se recorre a ele como medicina, mas não é, de modo algum, uma proposta de existência. Não significa: 'Olha, se não deu certo, parte pra outro, e vai partindo, vai partindo...' Não. O indivíduo tem de fazer o possível para salvar o que tem. Só não dá para ficar se não der para suportar; se a alma estiver morrendo ou por infidelidade conjugal. Isso é uma coisa. Outra, porém, é fazer do divórcio uma proposta de vida. Quem faz dele uma proposta de vida é, em geral, aquele indivíduo que tem uma determinada condição pessoal e quer justificá-la. Então cria uma doutrina para justificar sua condição pessoal e sua doutrina para ser um ensino que induz outros para a mesma coisa, e não é isso que eu faço, muito pelo contrário, instigo as pessoas a se darem bem no casamento e a não se divorciarem". Caio Fábio

---

No final da entrevista, o Danilo Gentili perguntou: “Aliás Caio Fábio, hoje você não está em denominação nenhuma, eu te chamo de pastor, de presbítero.”

“Me chama de Caio cara”, foi a resposta do Caio Fábio.


Grande abraço,

Nele, Jesus, O único que devemos seguir sem reservas.

Comentários

  1. O Caio Fábio disse que a "Bíblia é a mãe de todas as heresias, SE VOCE QUISER"

    Faltou o final da frase. Posição maldosa a tua....

    E é isso que fazem milhares que distorcem as passagens Bíblicas e criam verdadeiras heresias.

    Portanto, deixe o Pré-Conceito e ouça a frase inteira...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP, eu não discordei da alegação do Caio Fábio.

      Eu não digo que a Bíblia é a mãe de todas as heresias porque existem heresias sem base bíblica. Alguns conseguiram/conseguem extrapolar tanto que não conseguem nem achar fundamento bíblico para apoiar suas visões e crendices. A Bíblia é a mãe da maioria das heresias pelo que fazem com ela em suas interpretações errôneas, não pelo que ela é em si mesma.

      O Caio Fábio disse que a "Bíblia é a mãe de todas as heresias, SE VOCE QUISER"

      Sim, ele disse, apenas não coloquei o final. Ele já disse essa frase outras vezes e não usou o SE VOCÊ QUISER.

      Eu só disse que não são todas as heresias porque os camaradas inventam muitas sem base bíblica alguma.

      Eu não distorci nada e também não fiz nenhum pré-conceito. Você não deve ter lido o texto inteiro.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Paulo,

      Me desculpe pelo tom. Devo ter feito com "sangue quente". Peço perdão.

      Um abraço.

      Excluir
    3. Valeu HP. Obrigado. Deus te abençoe, em tudo, sempre. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro