Ser santo


“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus” Efésios 1:1

“Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
1ª Pedro 1:15-16

Aos santos que estão em Éfeso... Paulo está escrevendo a vivos ou a mortos? Claro que os santos que ele se refere estão vivos. Eram os irmãos de Éfeso. Bem, coloquei isso apenas para mostrar que santo, biblicamente falando, não são apenas os que morreram e que fizeram milagres.

Somos santos. Ora, tal afirmação só é possível em Cristo. Fora Dele, nenhum de nós, inclusive Paulo, é imperfeito e inacabado, pecador.

Ser santo implica na inconformidade com qualquer outra medida que não seja a “medida da estatura da plenitude de Cristo”, sobre a qual falou Paulo (Efésios 4:13). Para isto, é preciso “estar em Cristo”, que é tudo o que possibilita o caminhar em santidade de vida. O estar em Cristo me torna uma nova criatura. O “velho” vai dando lugar ao “novo”, em construção, e à “novidade de vida”.

Só é santo quem tem consciência que é pecador, que é um eterno devedor pelo que Deus fez.

A única maneira de receber o benefício da graça de Jesus que nos santifica é mediante a aceitação da nossa total incapacidade de justificar o que Deus fez e está fazendo em nós.

"Um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus" Thomas Merton

Precisamos assumir que somos pecadores e somos incapazes de ser santos. Ninguém é santo em si mesmo. Não há méritos em nós.

“...em mim não habita bem nenhum... é Deus quem opera em mim tanto o querer como o efetuar.” Romanos 7:18 e Filipenses 2:13

Ser santo é ser justificado pelo Santo que fez pecado por nós, e nos perdoou para sempre, e nos santificou Nele. É por isso que Deus nos vê santos, por causa de Jesus, que nos substituiu na cruz.

Deus tratou Jesus na cruz como nós merecíamos para nos tratar na vida como só Jesus merece.

Ser santo é ser separado por Deus e para Deus, e viver na santidade Dele, separando-se das coisas das trevas, com ajuda Dele, pois em nós mesmos, somos incapazes de agir assim. Por isso a glória deve ser dada sempre a Deus.

“O maior milagre que Deus pode fazer é tirar um homem profano de um mundo profano, tornar esse homem santo e então colocá-lo de volta naquele mundo profano fazendo-o permanecer santo.” Leonard Ravenhill

Isso somente Deus pode fazer, e faz em nós, que somos Dele, separados, santos Nele.

“..., quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:22-32

Grande abraço,

Nele, Jesus, que É Santo e salvou pecadores e os santificou para Deus.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro