Livre arbítrio

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:5-9

Quero “falar” um pouco sobre livre-arbítrio.

Segundo o dicionário, livre-arbítrio é a capacidade de escolher, de tomar decisões absolutamente livres de qualquer influência externa, independentemente de qualquer coisa. É a liberdade de escolha.

Eu creio que o homem é capaz de escolher. Deus fez o homem inteligente e o dotou de razão, consciência e desejo. Deus não fez robôs, não fez fantoches, ele fez homem e mulher.

A partir do momento em que desobedeceu a Deus, o homem não só pecou como tornou-se incapaz de não pecar. O pecado passou a fazer parte da sua natureza.

Livre-arbítrio, por isso, não significa que podemos escolher fazer ou não fazer tudo o que queremos. Nossa capacidade de escolha está condicionada à nossa natureza humana e pecadora. Nós não podemos escolher muitas coisas.

Vejamos alguns pontos:

1º) – O homem, por causa de sua natureza humana, não tem capacidade de escolher aquilo que é impossível à sua natureza.

Exemplos:
1 - O homem pode querer voar como os pássaros, mas jamais conseguirá.
2 - O homem pode querer mudar a cor de seus olhos, mas sem lentes de contato isso será impossível... e assim por diante. Arbítrio sim, livre não.

                 
2º) – O homem está condicionado à sua natureza pecaminosa.

Exemplo:  O homem, por causa de sua natureza pecaminosa, não consegue buscar a Deus, adorar a Deus, sem antes nascer de novo. Peça para um pecador que nunca se converteu adorar a Deus. Ele jamais conseguirá, a não ser que seja salvo por Deus. O pecador está preso à sua natureza pecaminosa e é inclinado a viver no pecado.

Vejamos alguns versículos:

“... o pendor da carne é inimizade contra Deus... os que estão na carne não podem agradar a Deus” Romanos 8:7-8

 “... Não há justo, nem um sequer... não há quem busque a Deus; todos se extraviaram...” – Romanos 3:10-12

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer.” João 6:44

“Ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.” João 6:65

“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.” Atos 11:18

Muitos acreditam que Deus respeita o livre-arbítrio do homem. Se assim fosse, ninguém seria salvo, pois a Bíblia diz que o homem está morto em seus delitos e pecados. E morto não consegue escolher nada. Vá a um velório e peça para o morto que está no caixão levantar a mão e adorar a Deus. Ele não conseguirá. Por quê? Porque está morto; está condicionado à sua natureza pecaminosa. Todavia o homem é responsável por suas ações e seus pecados.

Soberania de Deus e liberdade humana andam juntas. Deus nos deixa livres, porém cumprirá os Seus propósitos. Deus escolheu o fim, mas também escolheu os meios. É necessário buscarmos a Deus, nos arrependermos e crermos em Cristo, em Seu sacrifício, Sua morte e ressurreição. Agradeço a Deus por tão grande salvação. “Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jesus Cristo) Para isso acontecer Deus tem que abrir os meus olhos e tem que me vivificar. Esta capacidade de ter fé, Deus tem que me dar. Jamais podemos nos gloriar. É graça Dele!

Jesus disse em Mateus 11:28: “Vinde a Mim...”. Está vendo, eu preciso ir... Sim, precisa mesmo, e quando vem, se depara com João 6:37 que diz: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”


3º) – E após o novo nascimento, o que acontece com nossa liberdade de escolha?

Quando somos atraídos por Deus e alcançados por Ele, recebemos o toque regenerador do Espírito Santo que vai nos libertando da escravidão do pecado. É a graça de Deus que habilita o homem a querer fazer o que é espiritualmente bom. Nossa nova natureza em Cristo Jesus nos inclina a fazer o bem, a viver em santidade, a amar a Deus verdadeiramente, porém, como permanecemos em um mundo de pecado, não podemos realizar o bem perfeito, e eventualmente caímos também em pecado, mesmo depois de salvos. Todavia, Deus nos sustenta debaixo de Sua graça, de Sua misericórdia, de Seu amor e de Sua eterna salvação, por causa de Seu livre e imutável amor, e não por causa de nossa escolha ou vontade.

4º) – Somente na eternidade é que nossa vontade se tornará perfeita e imutavelmente livre para fazer apenas o bem.

“Ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele.” 1ª João 3:2
Os termos usados por Agostinho nos ajudam a entender esse assunto, quanto ao estado que a humanidade se encontra antes da queda, depois da queda, enquanto na terra, e pós-morte:

Agostinho disse:

Posso não pecar - Adão e Eva antes da queda;

Não posso não pecar – Adão e Eva e toda a humanidade depois da queda;

Não posso não pecar, mas o pecado não terá domínio sobre mim - os salvos em Cristo Jesus;

Não posso pecar - os salvos ressurretos com seus corpos glorificados.


Conclusão:

Escolha viver a liberdade em Cristo. Escolha descansar Nele. Escolha confiar Nele. Escolha ser escravo Dele. Depois de tudo verás que tudo foi por causa Dele. Portanto, a Deus seja a glória sempre!


“Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor." 2ª Coríntios 10:17

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro