A lei da semeadura

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7 NVI

Eu creio nessa Palavra. Creio que homem colherá aquilo que plantou.

Creio que devemos olhar para a “lei da semeadura” de 3 maneiras:
1ª) – Numa perspectiva terrena e material;
2ª) – Numa perspectiva espiritual;
3ª) – Numa perspectiva eterna.

Muitos estão olhando apenas numa perspectiva terrena e material, e olhando assim, não podemos afirmar, que, se uma pessoa está sofrendo é porque está colhendo o que plantou. Se fizermos isso, podemos ocorrer num grande equívoco e julgar de maneira desleal e covarde, e sei que muitos fazem isso. Há muitos fazendo o mesmo papel dos “amigos” de Jó, que ao vê-lo sofrendo dizia que ele estava em pecado, como se estivessem dizendo: “Você está colhendo o que plantou”, e isso não era a verdade; era totalmente o contrário, pois Jó estava sendo provado e sofrendo por ser fiel a Deus.

O apóstolo Paulo é outro personagem da Bíblia que sofreu muito, e que se vivesse em nossos dias, muitos diriam que ele tinha alguma maldição ou estava colhendo o que plantou.

Olha só o que Paulo diz: “São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.” 2ª Coríntios 11:23-27

Olhando numa perspectiva terrena e material, o apóstolo Paulo colheu o que plantou? Claro que não. Porém, olhando numa perspectiva espiritual, Paulo colheu o ser moldado por Deus e numa perspectiva eterna, colherá abundantemente, na Glória Celestial.

Outros personagens bíblicos estão em Hebreus 11. Veja só o que diz: "Andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas, necessitados, afligidos e maltratados... Foram torturados, passaram por escárnios, açoites, algemas e prisões. Foram apedrejados, serrados pelo meio..."

Olhando numa perspectiva terrena e material, eles colheram o que plantaram? Claro que não. Porém, olhando numa perspectiva espiritual, colheram o viver para Deus e numa perspectiva eterna, colherão abundantemente na eternidade.
Alguns irmãos que sofreram, citados em Hebreus 11, perderam o mundo para ganhar a Vida, vida eterna com Cristo, e nunca mais sofrerão a dor da incompreensão, da tortura, do escárnio, da perseguição. Lágrimas nunca mais! Foram derrotados aqui, mas venceram para sempre.

Os discípulos de Jesus, quase todos morreram de forma brutal por pregarem o Evangelho. A maioria dos profetas foram incompreendidos e viveram sofrendo e morreram por amar a Deus. Olhando numa perspectiva terrena e material, eles colheram o que plantaram? Claro que não. Porém, olhando numa perspectiva espiritual, colheram a vida com Deus e numa perspectiva eterna, colherão abundantemente e viverão para sempre com o Deus que serviram.

Há muita coisa sendo pregada nos dias atuais que buscam o bem estar das pessoas. Há uma teologia que diz: “Se tudo vai bem contigo, Deus está agindo e É na tua vida.”, porém “Se alguma coisa dá errada e leva você para o sofrimento, Deus não está contigo, você não é fiel, plantou o que não devia ou a culpa é do diabo.”. Estão olhando apenas numa esfera terrena e material.

Jesus nunca prometeu que não passaríamos aflições, pelo contrário, Ele disse: No mundo tereis aflições... Nós enfrentaremos sofrimentos, aflições e dificuldades em nossa vida, pois temos uma grande jornada pela frente e esse caminhar muitas vezes será marcado por adversidades e dores.

Por que isso acontece?

1º) - Porque somos peregrinos e forasteiros, esse lugar não é nossa pátria, não é nosso lugar de descanso, nem o lugar que Deus preparou para passarmos a eternidade. Há um novo céu e uma nova terra nos esperando; lá sim toda dor e sofrimento terá fim.

2º) – Porque as aflições e sofrimentos servem para aperfeiçoar nosso caráter, formar Cristo em nós (Romanos 8:28), nos tornar mais dependentes de Deus, aprimorar nossa fé, nos levar a ter intimidade com o Senhor e muitas vezes provar do poder sobrenatural de Deus.

O mesmo Jesus que disse que teríamos aflições, disse: “Eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos...” Isso é maravilhoso. O caminho pode ser espinhoso, mas Jesus está conosco, e o destino será glorioso.

Voltando à lei da semeadura, vamos analisar os versículos 7 e 8 juntos.

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” Gálatas 6:7,8 NVI

"Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.” Gálatas 6:7,8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Se plantamos coisas negativas (vindas da carne), vamos colher a corrupção. Por outro lado, se plantarmos coisas positivas (oriundas do espírito), vamos colher os benefícios da vida eterna nesta vida atual.

Paulo utiliza a metáfora sobre plantar e colher para destacar seus comentários anteriores sobre a carne e o Espírito, as obras da carne e o fruto do Espírito.

Quais são as obras da carne?
“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21

Se nós plantarmos essas coisas, o que acha que vai acontecer? Nós colheremos as consequências.

Davi plantou adultério e colheu a morte prematura de seus 4 filhos e a espada nunca saiu de sua casa. Foi um grande rei, mas um péssimo pai de família. Morreu só com uma moça que contrataram para aquecê-lo. Porém, Davi se arrependeu e colheu o perdão de Deus e colherá abundantemente na eternidade.

Muitos plantam essas obras da carne e ficam impunes aqui na terra, porém, olhando numa perspectiva eterna, um dia serão julgados e irão para a condenação eterna, o lago de fogo. Vão colher o que plantaram.

Deus determinou um dia para julgar: “Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem (Jesus) que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-O dentre os mortos". Atos 17:31

Quais são as virtudes do fruto do Espírito?
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23

Se nós plantarmos isso, receberemos vida abundante que vem de Deus, paz, alegria, mesmo diante das tribulações dessa vida. (Paz não é ausência de guerras externas, mas interna. Temos paz mesmo quando tudo não vai bem.) Porém, mesmo plantando isso, olhando numa perspectiva terrena e material, os seguidores de Cristo, muitas vezes, plantam o amor e colhem a dor, plantam a alegria e colhem tristezas, plantam paciência e colhem injúrias, plantam amabilidade e colhem maldades, plantam fidelidade e colhem infidelidades, plantão mansidão e colhem brutalidade, plantam domínio próprio e colhem desprezo, injustiças. Todavia, olhando numa perspectiva espiritual e eterna, permanecerão com o coração grato e submetido a Deus porque sabe que Deus é Aquele que nos recompensa.

Gálatas 6, os versículos 9 e 10 dizem: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Não podemos, jamais, nos cansar, desanimar de fazer o bem! Isto faz parte da vida que Deus nos deu em Cristo Jesus. Nós fomos capacitados por Deus. Ele derramou Seu amor em nossos corações.

NÃO BASTA não plantarmos o mal. É importante plantarmos o bem, pois muitos pensam que só o fato de lutarem contra a carne já é o bastante.

Jesus disse que devemos orar e abençoar aqueles que nos perseguem. Nunca amaldiçoar.

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” Mateus 7:12

Muitas vezes nós queremos ser reconhecidos. Queremos gratidão por parte das pessoas pelo bem que fazemos a elas, e muitas vezes isso não acontece. Aí a gente se frustra, cansa e desanima.

Devemos ter o pensamento que Deus quer que tenhamos, que estamos fazendo para o Senhor e não para os homens.

Há algumas coisas que devemos fazer sempre, ainda que estejamos cansados, e fazer o bem é uma delas! 

"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." Tiago 2:14-17

“O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros.” Madre Teresa de Calcutá

Quero encerrar com Romanos 12:9-21
O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


Deus abençoe a todos, e continuem fazendo o bem, plantando o bem, e com certeza, a colheita será farta.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro