A história de Ananias e Safira

Essa é uma história bastante conhecida que nos leva a algumas reflexões.

Ananias e Safira viveram no período de maior pureza e poder da Igreja. “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.” (Atos 4:32).

Ananias e Safira, ao verem que Barnabé tinha vendido a propriedade que possuía e doado para a Igreja, pensaram em fazer o mesmo, porém a motivação era errada.

John Stott disse: “O apóstolo Pedro não denunciou a falta de honestidade (trazer apenas uma parte do dinheiro da venda), mas a falta de integridade (trazer apenas uma parte, fingindo que era todo o dinheiro). Eles não eram avarentos; eram mentirosos. Queriam o crédito e o prestígio da generosidade sacrificial, sem terem que arcar com as inconveniências. Assim, a fim de conquistar uma reputação à qual não tinham direito, contaram uma mentira deslavada. A motivação do casal, ao dar, não era aliviar os pobres, mas inflar o próprio ego.”.

Ananias reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.”

Aqui dá para ver que eles combinaram acerca do que iam fazer. Foi algo premeditado. Eles planejaram enganar os apóstolos, os irmãos, a Igreja. Temos que levar em consideração que a Igreja não é apenas uma reunião de pessoas com algo em comum. Somos o Corpo de Cristo. Estamos ligados, e isso é muito sério.

“Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? (Atos 5:3)

Vemos aqui que Deus concedeu a Pedro o dom de discernimento de espíritos, que é a capacidade de avaliar as pessoas, doutrinas e situações para ver se eles são de Deus, da própria pessoa ou de satanás, e Pedro atestou que aquela atitude vinha de satanás.

Ao passo que a igreja estava sendo cheia do Espírito e homens e mulheres tocados pelo Senhor, Ananias e Safira foram cheios de satanás e usados por ele. Aqui vemos o problema da hipocrisia e da mentira.

Hipocrisia é o ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos e intenções. Este termo tem sua etimologia na língua grega (hupokrisia,) e se referia ao ator de teatro. Jesus usou esse termo muitas vezes para falar desse mal na vida dos fariseus: “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade (Mateus 23:28).

Quanto à mentira, quero compartilhar algumas lições:

1ª) - O diabo é o “pai da mentira”

Jesus disse: “"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44

O grande autor da mentira é o diabo, e todos aqueles que vivem na mentira, estão servindo a ele, tendo a dura recompensa de tê-lo como pai.

2ª) – O pecado entrou no mundo por uma mentira

Vejam só: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
Gênesis 3:1-5

3ª) – Um soldado quis levar vantagem e contou uma mentira para o Rei Davi

Leia 2º Samuel 1:1-16 para saber o que aconteceu.

4ª) – O que acontecerá com quem vive na mentira e não se arrepende?

Leia Apocalipse 21:8

5ª) – Flor da honestidade

Busque na internet uma ilustração chamada “Flor da honestidade”. Você verá que, parece que a mentira ganha, mas na verdade, a verdade sempre prevalecerá. Vale a pena viver pautado na verdade.

6ª) – Jesus é a verdade que liberta

Leia João 8:32,36

7ª) – Mentir é pecado, mas Deus perdoa os nossos pecados

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1ª João 1:9,10

Uma coisa interessante é que Pedro diz para Ananias que ele não precisava ter feito o que fez.

Pedro diz: A propriedade não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? (Atos 5:4ª)


Pedro salientou que Ananias estava no controle do dinheiro e poderia dar ou usá-lo como bem entendesse. Ele não era obrigado a dar nada.

Deus não obrigou ninguém a vender terras ou a dar o valor total de suas propriedades. Pedro reconheceu o direito de Ananias e Safira de ficar com o seu terreno.

A contribuição era voluntária, espontânea.

Quanto à disciplina, Ananias e Safira foram disciplinados para que houvesse temor na Igreja.

Em Atos 5:11 vemos: “E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.”

Grande temor apoderou-se de todos... Temor foi justamente o que faltou em Ananias e Safira. Temor é o que precisamos ter.

Temor inclui a compreensão do quanto Deus odeia o pecado. Olhe para a cruz. Olhe pra Jesus e verá o que Deus pensa sobre o pecado. Deus despejou Sua ira em Jesus para nos aceitar. A salvação é de graça e pela graça, mas custou a vida do Filho de Deus.

O temor ao Senhor nos leva a reconhecer que Ele é santo e odeia o profano. É ter reverência e honrá-lo como Deus.

“Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.” Provérbios 8:13

Vivemos tempos difíceis onde as pessoas misturam o santo com o profano, onde tudo é muito comum. Tempos em que se vive uma graça sem responsabilidade, onde o temor a Deus parece não fazer parte da vida de muitos cristãos. Muitos perderam o senso da presença de Deus; falta temor; falta reverência.

O que o Espírito Santo está tentando nos comunicar com o juízo sobre esse casal é que precisamos ter temor do Senhor. Eles tentaram enganar. Morreram por querer aparentar o que não eram e por mentirem. Por isso, eles se tornaram exemplo para que todos vissem o quanto Deus é santo.

Quero encerrar essa mensagem com 3 passagens bíblicas:

“O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.” Provérbios 14:27

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Hebreus 10:31


“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso "Deus é fogo consumidor!" Hebreus 12:28,29

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro