Pregamos a Cristo crucificado


 
Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.” 1ª Coríntios 1:22-24

Quero destacar 3 coisas nesse texto:

1ª) – Os judeus pedem sinais miraculosos

Para os judeus, é um escândalo alguém que se diz Filho de Deus morrer em uma cruz. Isso é derrota, pois a cruz era para o pior dos bandidos. Por não aceitarem a Cruz de Cristo, pediam sinais miraculosos para verem a salvação de Deus. Aí o olho não vê, o ouvido não ouve e não sobe no coração, pois não é do jeito que eles querem e sim do jeito que Deus escolheu.

2ª) – Os gregos procuram sabedoria

Para os gregos, não há sabedoria em um Deus que precisa morrer para dar vida e este então não pode ser Deus, pois isso é loucura, é insanidade total. Por não aceitarem a Cruz de Cristo, buscavam conhecimento, sabedoria, para chegarem à salvação. Aí o olho não vê, o ouvido não ouve e não sobe no coração, pois não é do jeito que eles querem e sim do jeito que Deus escolheu.

3ª) – Não é do jeito dos judeus nem dos gregos; não é do teu jeito nem do meu, é do jeito de Deus, por isso pregamos a Cristo crucificado

Deus é soberano e escolheu tanto o fim como os meios da salvação.

Para os que realmente creem na Cruz de Cristo, em Seu sacrifício substituto, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, porque por Cristo crucificado chegamos à salvação de Deus, pois esse é o jeito que Deus escolheu. Cristo morreu e ressuscitou para nossa salvação.

“As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam, MAS DEUS NO-LAS REVELOU PELO SEU ESPÍRITO.” 1ª Coríntios 2:9,10a

“O que Deus preparou para aqueles que o amam” é a obra da salvação através de Jesus Cristo, são as riquezas do evangelho, que Deus revelou pelo Seu Espírito.

Esta sabedoria de Deus que é Jesus Cristo só pode ser compreendida através da iluminação do Espírito Santo. Ela não pode ser percebida pelo mundo, caso contrário, não teriam crucificado o Senhor da glória. O conhecimento de Deus é misterioso no sentido de que o homem natural, agindo por suas próprias faculdades, não pode recebê-lo. Somente aqueles a quem Deus revela recebem esse entendimento. Quem é alcançado por Deus tem o Espírito, e por consequência, tem este mistério revelado em seu coração! Isso o homem natural não consegue entender, pois lhe parece loucura e ele não consegue ver, não consegue ouvir e não sobe ao seu coração.

Jesus Cristo, e este crucificado. Essa é a sabedoria de Deus. A cruz de Cristo é loucura... “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1ª Coríntios 1:18

“Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante Dele. É, porém, por iniciativa Dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: ‘Quem se gloriar, glorie-se no Senhor’ ". 1ª Coríntios 1:26-31

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro