Deus nos reconciliou consigo mesmo


 
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que Nele nos tornássemos justiça de Deus.” 2ª Coríntios 5:17-21

O fato de que precisávamos de reconciliação significa que nosso relacionamento com Deus estava quebrado. Já que Deus é justo, santo e perfeito, a culpa era toda nossa. Nosso pecado nos separou de Deus. Romanos 5:10 diz que éramos inimigos de Deus: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”

Nós não merecemos salvação. Nossa dívida era impagável. Jamais conseguiríamos satisfazer as exigências de um Deus Justo e Santo.

Então, o que Deus fez/faz para perdoar nossa dívida e nos salvar? Vejo que Deus, diante de tantas coisas, fez basicamente duas para nos reconciliar com Ele:

1ª) – Deus transferiu toda nossa dívida de pecados para a conta de Jesus

Deus transferiu toda nossa dívida de pecados para a conta de Jesus e Ele então morreu levando consigo toda nossa injustiça. Por isso Jesus disse: Está consumado! Que quer dizer: A dívida foi quitada.

Deus tratou Jesus aqui na terra como somente nós merecíamos, pois foi feito pecado por nós, e como nosso substituto e representante, morreu a nossa morte, e quando Jesus morre, morre também a nossa dívida junto com Ele.

Deus colocou o Seu coração na nossa miséria e não nos deu o que merecemos, a condenação eterna. Isso se chama Misericórdia!


2ª) – Deus transferiu toda justiça de Cristo para nossa conta

Jesus não ficou no túmulo, mas ressuscitou, e com Sua ressurreição, Deus transferiu para nossa conta toda justiça de Cristo. Isso faz com que tenhamos uma conta com um crédito infinito, incalculável, por causa de Cristo.

Deus agora nos trata como só Cristo merece, pois Ele nos justificou e santificou. Nele, em Cristo, não há condenação. Fomos redimidos para sempre.

Deus então nos dá o que não merecemos, a salvação eterna. Isso se chama Graça.


Conclusão:

Éramos inimigos de Deus, mas agora somos Seus amigos. Estávamos em um estado de condenação por causa de nossos pecados, mas agora somos perdoados. Estávamos em uma situação de guerra com Deus, mas agora temos paz que ultrapassa todo o entendimento (Filipenses 4:7).

A misericórdia e graça de Deus nos alcançou, por causa de Seu grande amor. Merecemos condenação, mas não pereceremos. Não merecemos a salvação, mas viveremos, e tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo.

Você está em Cristo? Não estou perguntando se você é batizado ou membro de uma igreja, quer seja ela A, B ou C. Estou perguntando se você tem convicção que está em Cristo.

Se a resposta é “Sim, estou em Cristo”, então você foi perdoado e reconciliado com Deus e vive uma nova vida em Cristo Jesus e não há condenação pra você.

Se a resposta é “Não” ou “Não sei”, eu convido você a se arrepender e ir a Cristo para perdão de seus pecados. Fale com Deus. Diga a Ele que você se arrepende de seus pecados e que recebe tão grande salvação conquistada na cruz do calvário pelos méritos de Cristo Jesus. Deus enviou Jesus Cristo ao mundo para salvar pecadores. Creia nisso! Deus tem salvação pra você.

Grande abraço,

Nele, Jesus, que disse: Está consumado! A dívida foi paga! (Grego: Tetelestai)

Paulo Cerozino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro