O que é Igreja?


Ler Mateus 16:18; Efésios 1:22; Efésios 3:10; 1ª Coríntios 1:2, Atos 20:28

1ª Timóteo 3:15 - A Casa de Deus aqui não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual (1ª Pedro 2:5).

A palavra Igreja possui alguns significados, e pode ser aplicada a uma instituição/templo, ao ajuntamento de cristãos ou ao Corpo de Cristo.

“No contexto bíblico, o termo Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica. Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados. No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.” Wikipedia

“Igreja com I maiúsculo corresponde ao que Jesus e o Novo Testamento definem como Igreja; ou seja: o encontro com Deus e uns com os outros em torno do Nome de Jesus e em acordo de fé com o Evangelho — o que faz de todo Encontro Humano, em fé, um Encontro-Igreja, onde Jesus promete estar presente, mesmo que sejam apenas dois ou três re-unidos em Seu Nome! E só se re-unem em Seu Nome por se saberem a Ele unidos! “Igreja” "entre aspas" são as representações histórico-institucionais do fenômeno histórico, social, econômico, político e culturalmente auto-definido como "igreja" — e que tem uma hierarquia (Clero), sigla (Denominação), geografia-fixa (Prédio) e membros-sócios! Ou seja: Igreja a gente encontra no caminho. "Igreja" a gente vai ao encontro dela ou a gente a identifica pela Placa ou pela Propaganda!” Caio Fábio

Vamos adotar esse padrão: Igreja é o Corpo de Cristo e “igreja” é a igreja local. A Igreja muitas vezes se reúne dentro de uma “igreja”, mas nem todos da “igreja” fazem parte da Igreja.

A Igreja é a reunião dos que ouviram o chamado do Senhor Jesus através da pregação do Evangelho e foram transportados do reino das trevas para o Reino da luz, formando, assim, “a congregação dos chamados para fora”, ou a Igreja de Jesus Cristo. A Igreja é formada pela totalidade dos salvos, de todas as raças, tribos, língua e nação, quer do passado, presente ou futuro, vivos e mortos. A Igreja é o corpo místico e invisível de Jesus Cristo, do qual nos tornamos membros através do novo nascimento (2ª Coríntios 5:17; 1ª Coríntios 12:27).

Igreja não são paredes, são pessoas. Deus não ama lajotas; ama pessoas. Deus não tem tijolos, tem filhos.
 
Essa visão de "igreja"/lugar/templo/instituição é a mesma daquela samaritana no poço de Jacó. É a mesma dos judeus que tinham o Tabernáculo, o Templo e depois as Sinagogas. Jesus rasgou o véu, temos livre acesso ao Pai. Onde dois ou três se reunirem em nome de Jesus, Jesus está no meio. A Igreja primitiva reuniam nas casas. O lugar não importa muito, desde que como Igreja (Corpo de Cristo) estejamos reunidos para adorar a Deus, ouvi-Lo falar conosco e ter comunhão com os irmãos.

Na Bíblia não tem o nome de nenhuma “igreja”/instituição. Não vamos encontrar nas Escrituras Sagradas o nome “Igreja Católica”, “Igreja Batista”, “Igreja Metodista”, “Igreja Presbiteriana”, “Igreja Assembléia de Deus”, “Congregação Cristã no Brasil, nem no Paraguai ou qualquer outro lugar”, “Igreja do Evangelho Quadrangular”, “Igreja Doutrina dos Apóstolos (da Santa Vó Rosa)”, “Igreja do Evangelho Pleno”, “Igreja Adventista do Sétimo Dia nem do Primeiro Dia ou do Última Dia”, “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nem dos primeiros dias”, “Igreja Menonita”, “Comunidade Graça sobre Graça”, e nenhuma outra.

Por que não tem nome de nenhuma “igreja” na Bíblia? Simples, porque Jesus não veio fundar “igrejas”, mas veio salvar pecadores e fazer deles a Sua Igreja. Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:81ª Coríntios 6:19-20).

"Você sabia que o primeiro templo cristão começou a ser construído por Constantino, sob influência de sua mãe Helena, em 327 d.C., às custas de recursos públicos, e sua arquitetura seguia o modelo das basílicas, as sedes governamentais da Grécia e, posteriormente, de Roma, e dos templos pagãos da Síria?" Ed René Kivitz

Deus não habita em templos feitos por homens... (Atos 17:24) porque Ele prefere habitar em templos construídos por Ele mesmo. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1ª Coríntios 3:16. Deus não é exclusividade de nenhuma denominação religiosa.

O que erroneamente chamamos de "igreja" é na verdade apenas um prédio, um local de reunião de cristãos. Porém a "Igreja" que a bíblia fala é uma só, não por ser uma ou outra denominação (pois a institucionalização da fé cristã como uma religião só ocorreu 300 anos depois de Cristo, com o imperador Constantino), e sim, por ser a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo. Nós somos o templo do Espírito Santo, a Casa de Deus, pois é em nosso coração que Ele habita.

Igreja não é religião, não é denominação e não é lugar; Igreja é gente! É composta por todos aqueles que aceitam e vivem o Evangelho. Onde estiverem 2 ou 3 reunidos no nome de Jesus, ali estará a Igreja, não importa se esta reunião é em um templo religioso, em uma sala, em um teatro, em um campo, em uma praça ou em uma catacumba, onde se reuniam muitos dos cristãos primitivos.

CONGREGAR é se reunir com os irmãos (não importa se em um local institucionalizado ou não), em amor, para meditar na Palavra de Deus, para desenvolver relações fraternas, para ensinar os novos na fé e para que um ajude ao outro no que precisar.

SER IGREJA não é sinônimo de ter o nome no rol de membros de uma instituição religiosa e sim, de ter o nome escrito no Livro da Vida. Portanto, só Deus sabe quem é Igreja, não cabendo a mim nem a você julgar se aquele que não frequenta uma instituição faz ou não parte da verdadeira (e única) Igreja.

Sempre que essas coisas são afirmadas, quase todos concordam, mas a mentalidade geralmente continua a mesma. Cinco minutos depois já estão novamente considerando que igreja são quatro paredes, que é um local de adoração (como se o "adorar em espírito e em verdade" fosse em um lugar e data marcados), que o "congregar" deve ocorrer apenas em uma "igreja" institucionalizada, e por aí vai... Deus não depende das chamadas "igrejas"; elas é que (se quiserem também ser Igreja) dependem de Deus, pois se o Evangelho não estiver sendo manifestado no meio delas, o máximo que haverá ali será um ajuntamento de religiosos hipócritas ou de enganados.

Portanto, se você frequenta uma instituição (conhecida como "igreja") que cumpre as características acima, que não se intitula como uma representante de Deus na Terra, que assume o seu único papel (que é de reunião, de ensino e de organização de ações de amor ao próximo) e que não se coloca como determinante para que alguém seja salvo (afinal, a Igreja é uma consequência da existência de um povo salvo e não, algo que leva a salvação às pessoas), esta "igreja" estará também sendo Igreja! Do contrário, será apenas mais uma das milhares de instituições religiosas, semelhante a um clube repleto de associados, mas que não carrega semelhanças com o Evangelho puro e simples de Jesus!

Se você encontrar um grupo de cristãos sinceros dentro de alguma instituição religiosa, junte-se a eles e sejam Igreja; se encontrar um grupo fora de qualquer instituição, aproxime-se e sejam Igreja juntos; se não conhece ninguém assim, cumpra o "Ide" de Jesus, pregando o Evangelho (com palavras e principalmente com atitudes) e em pouco tempo perceberá que estará rodeado de pessoas sedentas de aprender mais sobre o Evangelho, ou seja, aí estará também a Igreja. Só não existe a possibilidade de ser um salvo sem SER IGREJA!

A tradicional diferença entre igreja visível (instituição local) e Igreja invisível (Corpo de Cristo) não significa a existência de duas igrejas. A Igreja é uma só (Efésios 4:4).

A Igreja invisível é aquela que reúne o número total de redimidos, incluindo os mortos, os vivos e os que ainda hão de nascer e se converter. Eventualmente pode incluir pecadores arrependidos que nunca frequentaram um templo cristão nem foram batizados. Somente Deus sabe quantos e quais são: “O Senhor conhece os que lhe pertencem” (2ª Timóteo 2:19).

A igreja visível é aquela que reúne não só os redimidos, mas também os não redimidos, muito embora passem pelo batismo cristão, se declarem cristãos e possam ser líderes e galgar posições de liderança. É a igreja composta de trigo e joio, de verdadeiros crentes e de pseudocrentes.

Dentro da igreja visível está a Igreja invisível, mas dentro da Igreja invisível nunca está toda a igreja visível. A Igreja de Jesus é uma só, porém é conhecida imperfeitamente na terra e perfeitamente no céu.

A verdadeira Igreja são pecadores salvos pela graça de Deus, dependentes da graça de Jesus e habitação do Espírito Santo, dentro ou fora da "igreja"/instituição/templo.

Igreja é comunhão de amor e solidariedade de uns para com os outros, em espírito de perdão e verdade, e sempre em torno de Jesus, conforme o espírito de Graça e reconciliação ensinado pelo Evangelho, e isso se dá muitas vezes dentro de uma “igreja”, e é assim que queremos ser na Comunidade Graça sobre Graça. A Igreja dentro da “igreja”, amando a Jesus, o Senhor da Igreja, e tendo como missão pregar e viver o Evangelho segundo propôs Jesus e Sua maravilhosa Graça.

O culto não acaba para quem foi alcançado pela graça de Deus. Em Cristo o culto é eterno e em qualquer lugar, não acontece somente aos domingos nos templos, mas flui incessantemente no respirar e andar de cada um que nasceu Dele e Nele tem vida eterna, e é chamado por Ele de filho.

O objetivo da Comunidade Graça sobre Graça é ser: “Um canal para A Única Fonte; um farol que brilhe A Verdadeira Luz na escuridão; uma estrada para O Único Caminho; e uma seta que sempre aponte para Cristo, que É tudo, onde encontramos salvação; e a causa maior da nossa reunião, adoração e comunhão.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro