Quem é o ladrão?

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

Quem é o ladrão descrito nesse versículo?

Para entendermos melhor esta questão, precisamos ler o texto desde o início, e não simplesmente pegar um versículo isolado da Bíblia para afirmar alguma coisa, como os doutores da lei faziam para condenar o próximo.

Já falei e já vi muitos cristãos dizendo que o ladrão que veio para roubar, matar e destruir é o diabo. Ainda hoje vejo muitos líderes afirmando isso, porém quando vamos para o contexto, vemos que o ladrão que Jesus se referia em João 10:10 não é o diabo, mas sim os doutores da lei, os falsos pastores da época.

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." (João 10:07,08). Veja bem o que Jesus diz no em (João 10:07): "EU SOU A PORTA DAS OVELHAS!".

Até aqui tudo bem, sabemos que Jesus é a porta, MAS o que realmente me abriu os olhos, foi em (João 10:08): "TODOS QUE VIERAM ANTES DE MIM SÃO LADRÕES E SALTEADORES!".

A pergunta que eu me fiz ao ler este versículo, foi: "O QUE VEIO ANTES DE CRISTO?", e a resposta foi: "A LEI!".

A segunda pergunta que fiz foi: "QUEM ENSINAVA A LEI PARA AS OVELHAS?”, e a resposta foi: "OS DOUTORES DA LEI!".

Sim, foram eles que vieram antes de Cristo Jesus e enriqueceram explorando a fé do povo de Deus. Os doutores da lei, os sacerdotes do templo, os escribas, enfim, toda a elite religiosa existente, que desde aquela época já roubavam em nome de Deus.

Mas o passo final neste ensinamento vem a seguir quando Jesus diz: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.". (João 10:11,12)

Agora sim Jesus cita o diabo nesta passagem. Ele diz: "EU SOU O BOM PASTOR, E DOU MINHA VIDA PELAS OVELHAS!", mas, logo diz: "O MERCENÁRIO, que não é pastor, deixa as ovelhas, QUANDO VEM O LOBO!".

Entenderam?

O lobo sim é o diabo, mas o ladrão mercenário é doutor da lei que não é o pastor das ovelhas.

Jesus deixa bem claro que o mercenário não é pastor; é ladrão, assassino e destruidor.

Quando o mercenário vê que a ovelha não tem mais nada para "ofertar"; quando ele vê o lobo se lançar sobre a ovelha, sabe o que ele faz? Ele abandona a ovelha. "Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.". (João 10:13,14).

O mercenário, o ladrão que Jesus fala em (João 10:10), não cuida da ovelha que está perecendo, não busca a pequena e nem a perdida. Ele não cura a machucada, e nem apascenta a sã, mas come da sua gordura e arranca até as unhas. (Zacarias 11:16)

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? (Ezequiel 34.1-2)

“Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo (Ezequiel 34.3-5)

O ladrão vem apenas para matar, roubar e destruir (João 10:10ª). O que os líderes responsáveis em Israel faziam que pudesse matar, roubar e destruir? Muitas coisas, mas veremos algumas apenas.

Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: “Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.” (Mateus 12.2)

Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. (Mateus 12:7)

De que o Senhor Jesus estava falando nos versículos acima? Vejam vocês mesmos: “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.” Hebreus 10:28 – Lembra da mulher pega em adultério?

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” Mateus 7:15

Olha só o que Deus diz em Sua Palavra para os pastores ladrões: Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1-2)

Agora faça uma comparação com os mercenários da época de Jesus com os mercenários de nossa época, será que podemos chamar o falso pastor de LADRÃO? Sim, creio que dá para enquadrar o falso pastor de hoje nesse termo que Jesus chamou os doutores da lei... LADRÃO... É isso que todo falso pastor é.

Cuidado com o LADRÃO! Cuidado com o FALSO PASTOR! Submeta-se ao BOM PASTOR QUE É JESUS!

Jesus disse: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10
 
Grande abraço,

Nele, Jesus, que É o bom Pastor e dá a vida pelas Suas ovelhas, e deixou registrado em Sua Palavra: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.” Ezequiel 34:11-12

Comentários

  1. Escrevi essa mensagem no dia 07/01/2014.

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor o texto do irmão vai esclarecer muitos ignorantes da bíblia que são explorados pelos donos de instituições religiosas que sempre viveram às custas do suor do povo trabalhador, deveria haver imposto de renda para todas instituições religiosas já que se tornaram empresas e só se preocupam arrecadar dinheiro a todo custo sem procurar saber as necessidades dos próprios membros que muitas vezes deixam de colocar pão e leite na mesa de casa para entregar o dízimo nas "igrejas". Estudo sobre dízimo bênção ou maldição? http://evangelismo.blog.br/estudos/o_dizimo_segundo_a_Biblia_Sagrada.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro