Onde não conseguimos ser hipócritas

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

Jesus fala para orarmos sozinhos com o Pai, em nosso quarto com a porta fechada. Por qual razão Jesus diz isso?

Bem, no versículo anterior Jesus está falando dos hipócritas e da maneira como oram, querendo se aparecer, e censura-os dizendo que isso é errado.

O que significa a palavra hipócrita? Hipócrita é aquele que se comporta com hipocrisia; que age como se tivesse um sentimento que não possui; que finge ou dissimula sua verdadeira personalidade ou sua maneira de pensar acerca de uma pessoa ou coisa, geralmente, por possuir interesses ou para se esconder. É o falso; fingido, que não age com sinceridade. (Dicionário online de Português)

Quando Jesus diz para orar no nosso quarto em segredo, Ele não está dizendo que é contra orar em público ou em outros lugares que não seja o quarto, porém creio que o melhor lugar para as orações íntimas é quando estamos sozinhos.

Bem, dentro do nosso quarto, sozinho com Deus, não há espaço para hipocrisia, pois nós sabemos quem somos e Deus ainda muito mais. Podemos até enganar muita gente, porém jamais conseguiremos nos enganar e enganar a Deus. Deus enxerga o que os olhos humanos são incapazes de contemplar. Deus ouve as palavras, mas concentra-se nos motivos. Ele vê os gestos, mas esquadrinha o coração. Ele sonda os nossos corações e conhece o nosso íntimo. Não há como nos esquivarmos de Deus, Ele conhece o profundo do nosso coração. Ele julga corretamente e nada passa despercebido ao Seu olhar. Por isso não há como enfeitar as palavras, não tem jeito de se aparecer sozinho. Não há lógica querer ser o que não é. Por isso Jesus manda a gente orar sozinho com o Pai, pois é assim que, muitas vezes, nos despimos perante o Senhor, reconhecemos nossa limitação e fraqueza, pedimos perdão por não salgarmos nem iluminarmos. 

Tudo está à mostra diante de Deus, e não há como se esconder, atuar, mascarar, fingir e não há ninguém para impressionar, e também não há ninguém para julgar se usamos as palavras certas. Aí vemos que somos miseráveis pecadores diante de Um Deus santo, que está ali, não para nos ferir, nos machucar, nos matar, mas para nos sarar, nos perdoar, nos dar vida. E então, se deixarmos a hipocrisia e o farisaísmo, nossa oração flui com sinceridade e alcança o coração de Um Deus que odeia a hipocrisia, mas que alcança até mesmo os hipócritas, e os faz deixar de serem atores em suas próprias ilusões para viverem na realidade de Deus, em Seu Reino, que é luz e não tem trevas alguma.

Se você quer saber mais sobre o que Jesus falou sobre hipocrisia, leia o capítulo 23 inteiro, do evangelho de Jesus Cristo, segundo escreveu Mateus.

Diante de tudo isso, não sejamos atores ou atrizes, e vivamos felizes.

Grande abraço,

Nele, Jesus, que sabe quem nós somos e como vivemos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro