A história de Caim e Abel

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” Gênesis 4:3-5ª

A Bíblia nos conta a história de Caim e Abel, os dois filhos de Adão, criados e educados da mesma maneira, mas com caráter e personalidades totalmente diferentes.

O que aprendemos na Rede Jovem no sábado passado, dia 05/10/2013? Aprendemos muita coisa, mas quero destacar apenas 4 lições, sobre as quais nós refletimos:

1ª) – Devemos dar o melhor pra Deus

Observe que a oferta de Caim foi entrega “no fim de uns tempos”. Não sabemos se este tempo foi no fim do tempo da colheita ou das ofertas, enfim, Caim não honrou a Deus com os primeiros frutos. Não reconheceu Deus em primeiro lugar em sua vida.

O texto diz que Abel trouxe das primícias do seu rebanho. Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte. Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha. Abel demonstrou que o Senhor estava em primeiro lugar em sua vida.

Deus não pode ser comprado por uma oferta. Não podemos enganar Deus com bajulações.
Não há como barganhar com Deus.

Será que estamos dando o melhor pra Deus?

Será que estamos buscando Deus em primeiro lugar nas nossas vidas?

Reflitamos nisso. Mateus 6:33


2ª) – Deus conhece a motivação do nosso coração

A visão de Deus se uma oferta é correta ou não, está mais ligada ao coração e motivação daquele que ofertou do que com a oferta em si. Observe que Deus se agradou “de Abel” e “de sua oferta”.

Primeiro o Senhor olhou para o coração e a motivação de Abel, e depois observou que sua oferta era adequada. Deus não é como o homem; o homem vê aparência, mas Deus olha o coração (1º Samuel 16:7).

Da mesma forma Deus não se agradou “de Caim” e “de sua oferta”. Algo no coração e motivação de Caim não agradou a Deus. Mas que ‘algo’ era esse?

Observe que a atitude de Caim após a sua rejeição e de sua oferta mostrou o que de verdade ele tinha em seu coração. Ele não amava a Deus. Ele se irou, permitiu que a ira mudasse até o seu rosto, matou seu irmão cruelmente e foi mal criado com Deus (vs 6-10). Isso deixa claro que Deus o rejeitou porque ele era mau.

1ª João 3:12 nos diz que o coração de Abel era justo, mas o de Caim era mau.

Em Mateus 23:35, Jesus cita Abel como justo e compara Caim com os fariseus hipócritas.

Concluímos, então, que, aparentemente, as ofertas de Caim e de Abel teriam o mesmo valor: parte do trabalho e da produção deles. Mas quando Deus analisa motivação do coração, vemos que a postura era totalmente diferente.

Nós seremos julgados pela motivação do nosso coração.

Foi citado o texto de 1ª Coríntios 3:11-14, que diz: “Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.” e também o texto de Mateus 7:21-23, que diz: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "


3ª) – Devemos ser sinceros em nosso relacionamento com Deus e com o próximo

Caim resolveu não se relacionar no começo da história. “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? [Gênesis 4:6] Ele não disse ao Senhor, mesmo que Ele saiba de tudo, Deus quer ouvir nossa voz, quer que nos relacionemos com Ele. Deus quer SINCERIDADE da nossa parte.

A origem da palavra sincera vem do latim e significa “sem cera”. Antigamente, carpinteiros e escultores usavam cera para disfarçar os defeitinhos de esculturas e móveis de madeira. Então, eles lixavam, passavam verniz e tudo ficava aparentemente perfeito e em ordem. O aspecto das peças era magnífico. Com o passar do tempo, do frio, calor e uso, a cera ia se desmanchando e os defeitos iam ganhando vida. Sinceridade é “sem cera”, ou seja, sem máscaras, sem retoques, sem querer ser o que não é.

Comentaram que às vezes é muito difícil sem “sem cera”, e às vezes dói.

Sabemos que não é fácil, mas devemos sem “sem ceras”, e procurar ao máximo não ofender ninguém nem causar problemas de relacionamentos por causa disso. Junto com a sinceridade, devemos ser pacientes uns com os outros. Todavia, devemos ser quem nós somos e nunca quem as pessoas querem que sejamos. O amor faz com que saibamos lidar com tudo isso.

Diante de tudo isso, entregue todas as suas preocupações ao Senhor, seja sincero, chore, se derrame, agradeça, tudo na presença Dele que é o nosso MELHOR AMIGO. Pessoas, seres humanos podem te magoar, às vezes não são fieis, falham, mas temos um Deus que TUDO pode! Que É e SEMPRE SERÁ nosso MELHOR. Fiel constantemente.


4ª) – Precisamos descansar em Deus e em Sua soberania

Muitas vezes Deus não faz do jeito que queremos ou esperamos.

Notamos que Caim “pisa na bola” com Deus e Abel age corretamente. No entanto Caim mata Abel. Abel morre. Parece errado, ilógico na nossa maneira de pensar. Se fosse conosco Caim morreria e Abel viveria para servir ao Senhor. Deus porém permitiu que Caim matasse Abel e ainda acabou agindo com graça com Caim, não permitindo que alguém o matasse por causa do mal que fez.

Precisamos obedecer a Deus, nos submeter a Ele, entendendo que Ele sabe o que faz e os Seus planos são melhores e maiores que os nossos.

Precisamos deixar Deus ser Deus e agir da maneira que Ele quiser. Deus é soberano.

Que jamais façamos um Deus a nossa imagem e semelhança.

“Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.” Hebreus 11:4

E fala mesmo. Falou com todos nós, e continuará falando.


A Deus somente a Glória!

Comentários

  1. Escrevi essa mensagem no dia 08/10/2013.

    Louvo a Deus pela vida da Karoline Lopes, com quem Deus falou primeiramente, e depois compartilhou conosco, e então, houve participação e vários pontos de vista na mesma direção, e deu no que deu, fomos alcançados pela graça de Deus, e pudemos centralizar o Evangelho e a graça de Jesus, mesmo num texto do Velho Testamento.

    "Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15:4-6

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro