Graça sobre Graça


“Da plenitude de Cristo temos recebido graça sobre graça.” João 1:16

“A frase ‘graça sobre graça traz a ideia de ondas do mar. Mal chega uma primeira onda na praia, e outra está logo atrás, tomando seu lugar.” Pr. Davi Merch

Assim é a graça de Deus em nossas vidas! Precisamos dela sempre! Precisamos de Jesus. Dependemos Dele, pois por nós mesmos somos incapazes de viver a vida cristã. Cristo é a Videira verdadeira e não somos nem queremos ser galhos separados Dele. Sem Ele nada podemos fazer.

“A lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17

Antes, na Lei, Deus concedia misericórdia ao homem se ele cumprisse a lei, cheia de ordenanças, rituais, cerimônias e sacrifícios que cobriam a culpa do povo e eram feitos continuamente, sendo necessários até a vinda do Messias e Seu sacrifício na cruz, para o qual apontava todos os outros sacrifícios que Deus ordenara.

Na graça alcançamos misericórdia porque Jesus cumpriu a lei em nosso lugar e satisfez ao Pai com um único e perfeito sacrifício, morrendo numa cruz, comprando-nos para Deus. Em Cristo somos justificados, reconciliados e salvos.

A Graça é totalmente de Deus, sem nenhuma participação humana, e isto para que a glória seja dada somente a Ele, pois a salvação “não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:9

Quando alguém ensina que se deve “pagar o preço”, “fazer a nossa parte”, “sacrificar”, “cumprir ordenanças”, “cumprir a lei”, etc., para termos salvação, santificação ou bênçãos, ele está, na verdade, pedindo algo que não sabe o que é ou ensinando as pessoas a anularem a graça de Deus, e não queremos isso. Paulo disse: “Não anulo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, logo Cristo morreu em vão.” Gálatas 2:21

Não queremos tentar (pois jamais conseguiremos) obter através de nossas obras tudo aquilo que Cristo já nos concedeu pela Sua infinita Graça, e de graça. Não queremos uma vida cristã cheia de regras, rituais e religiosidade. Não queremos agradar a Deus em nós mesmos, mas obedecendo-O em tudo. Não queremos barganhar nada com Deus, pois não temos o que trocar. Tudo vem Dele!

Queremos viver na simplicidade do Evangelho, glorificando a Deus em tudo e centralizando Cristo e Sua obra, Sua vida em nós e através de nós.

Precisamos viver na Graça e pela Graça, pois ela nos faz viver na liberdade de filhos, seguros no Pai, e não como escravos que vivem com medo e seguem seus “donos” para não serem açoitados e condenados.

A graça nos faz servir a Deus por gratidão, pelo que Ele É e já fez por nós, não querendo coisas, mas nos satisfazendo com o Deus eterno, Criador de todas as coisas.

A graça nos faz contemplar a imagem e a glória de Cristo buscando servir a Deus e não fazendo Dele nosso servo. Não estamos buscando autopromoção, vanglória ou quaisquer benefícios próprios. Queremos ser usados por Deus e não usar Deus para nosso próprio deleite.

A graça nos faz ser quem somos e não o que as pessoas querem que sejamos. Na graça não precisamos nos mostrar superiores a ninguém, pois não somos mesmo.

A graça nos faz compartilhar a graça com outros enquanto a graça nos alcança, e assim vivemos num manancial, que vem da Única Fonte capaz de nos saciar.

Essa graça nos motiva, nos impulsiona, nos faz crescer no conhecimento de Cristo, e nos faz crer no Deus soberano, que projetou a graça pra nós.

Graça sobre graça significa “favor imerecido a alguém que já recebe a cada instante favor imerecido”.

É maravilhoso saber disso e experimentar isso: Há graça sobre graça pra nós. Isso vem do Deus que nunca nos abandona. Ele prometeu e está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Essa é uma verdade absoluta, que nos enche de alegria quando lemos as Escrituras e enxergamos tudo que Cristo fez por nós, pecadores indignos, que receberam a graça de Jesus, que é digno eternamente.

Desfrutemos de Sua bendita graça enquanto aguardamos a volta de Jesus para buscar aqueles que foram alcançados por Deus e assim estaremos para sempre com Ele, sem dor nem lágrimas, plenos Dele e de Sua maravilhosa graça.

Grande abraço,

Nele, Jesus, de quem temos recebido graça sobre graça.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro