Ceia do Senhor
Textos
bíblicos a respeito da Ceia do Senhor: Mateus
26:17-35; Marcos 14:12-31; Lucas 22:7-34; João 13:1-30; 1ª Coríntios 10:14-22 e
1ª Coríntios 11:17-34.
Alguns
questionamentos a respeito da Ceia do Senhor
·
O
que é Ceia do Senhor?
·
Como
deve ser ministrada?
·
Quem
deve ministrar?
·
O
pão e o vinho são sagrados, ou tornam-se sagrados?
·
Quem
está em pecado pode participar?
·
Crianças
podem participar?
·
O
que dizer de participar indignamente?
·
O
que é tomar e beber para própria condenação?
·
Onde
devemos fazer?
·
Quando
devemos fazer?
Introdução:
Na noite em que foi traído...
Foi nesta noite que Jesus instruiu os apóstolos a respeito do pão e do vinho. Portanto, uma noite de despedidas, de tristeza, de agonia. E Jesus ansiava por comer a refeição da páscoa com seus discípulos antes de completar sua obra. No dia seguinte, ele estaria morto na cruz por causa dos nossos pecados, cumprindo a justiça e recebendo em si mesmo a maldição da Lei; e para sempre nos lembraríamos desta Graça ao comermos o pão e tomarmos o vinho.
Foi nesta mesma refeição, também, que João reclinou a cabeça no peito de Jesus.
Foi nesta noite que Jesus lavou os pés dos discípulos e disse a eles que seguissem seu exemplo.
Foi nesta noite que Jesus prometeu enviar o Consolador que estaria para sempre conosco.
Foi nesta noite que Jesus deu inúmeras orientações ao discípulos... Ele estava se despedindo desta terra.
Foi nesta noite que Pedro negou...
Na noite em que foi traído...
Foi nesta noite que Jesus instruiu os apóstolos a respeito do pão e do vinho. Portanto, uma noite de despedidas, de tristeza, de agonia. E Jesus ansiava por comer a refeição da páscoa com seus discípulos antes de completar sua obra. No dia seguinte, ele estaria morto na cruz por causa dos nossos pecados, cumprindo a justiça e recebendo em si mesmo a maldição da Lei; e para sempre nos lembraríamos desta Graça ao comermos o pão e tomarmos o vinho.
Foi nesta mesma refeição, também, que João reclinou a cabeça no peito de Jesus.
Foi nesta noite que Jesus lavou os pés dos discípulos e disse a eles que seguissem seu exemplo.
Foi nesta noite que Jesus prometeu enviar o Consolador que estaria para sempre conosco.
Foi nesta noite que Jesus deu inúmeras orientações ao discípulos... Ele estava se despedindo desta terra.
Foi nesta noite que Pedro negou...
Foi
nesta noite que Judas Iscariotes O traiu...
Foi
nesta mesma noite que os discípulos cantaram um hino, tendo a presença de Jesus
com eles, pessoalmente.
A Ceia do Senhor nos fala de realidades tão maravilhosas, tão superiores às questões que os homens colocaram no centro das discussões, discussões estas que muitas vezes tem o poder de dividir e não de se ter comunhão com Cristo e uns com os outros. Lamento que tantas questões tenham se levantado a respeito da Ceia do Senhor, a ponto de perdermos a essência dela, a sua beleza, a Graça revelada nela.
A Ceia do Senhor nos fala de realidades tão maravilhosas, tão superiores às questões que os homens colocaram no centro das discussões, discussões estas que muitas vezes tem o poder de dividir e não de se ter comunhão com Cristo e uns com os outros. Lamento que tantas questões tenham se levantado a respeito da Ceia do Senhor, a ponto de perdermos a essência dela, a sua beleza, a Graça revelada nela.
O
QUE É A CEIA DO SENHOR?
1 - A
CEIA DO SENHOR É UMA ORDENANÇA DE CRISTO
“…o
Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o
partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de
mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice,
dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes
em que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.” 1ª Coríntios 11:23-6
Observando
a expressão “fazei isto”, percebemos que se trata de uma ordem de Jesus. É um
imperativo, e fica ainda mais evidente ser uma ordenança para a Igreja, quando
Jesus repete a expressão “todas as vezes que”… mostrando que este ato deveria
ser parte da nossa prática cristã.
2 - A
CEIA DO SENHOR É UM MEMORIAL
Lugar
algum das Escrituras mencionam o pão e o vinho se tornando literalmente o corpo
e o sangue do Senhor na hora em que o partilhamos. Pelo contrário, Jesus deixa
claro o caráter simbólico do ato ao dizer: “fazei
isto em memória de mim”.
A
ceia do Senhor é um momento de recordação do que Ele fez por nós ao morrer na
cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos
anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são,
portanto, figurativos, e não literais.
3 - A
CEIA DO SENHOR É UM RITUAL DE ALIANÇA
Jesus
declarou na ceia que o cálice era a aliança NO SEU SANGUE, estabelecendo com
isso, na ceia, um ritual de aliança. Ao contrair uma aliança deste nível, as
duas partes estavam declarando que misturavam suas vidas e tudo o que era de um
passava a ser de outro e vice-versa.
Quando
ceamos, estamos reconhecendo que o Senhor Jesus realmente fez uma aliança de
vida eterna conosco e que nós somos parte disso, e que nossas vidas estão misturadas, fundidas
uma na outra (1ª Coríntios 6:17).
Jesus
deixou bem claro aos que o seguiam que não bastava apenas simpatizar-se com Ele
ou segui-lo pelos milagres que operava, mas que era necessário fazer uma aliança,
e aliança no mais elevado e sagrado nível que os judeus conheciam: a aliança de
sangue.
Muitos
não compreendem isto por não conhecer os costumes da época, mas era a este tipo
de aliança que Jesus se referia ao proferir estas palavras: “Em verdade, em verdade vos digo: Se não
comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tendes
vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida
eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira
comida, e meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o
meu sangue, permanece em mim e eu nele.” João 6:53-56
É
óbvio que Jesus não falava sobre comer a carne literalmente, mas sim sobre
aliança, sobre mistura de vida; isto fica claro quando o Mestre conclui dizendo
que tal pessoa permaneceria Nele e Ele nesta pessoa. Este texto também não fala
diretamente da ceia, mas sim da nossa aliança com Cristo; embora deixe claro
qual é figura da ceia: um ritual de aliança onde testemunhamos comunhão entre
nós e o Senhor Jesus Cristo. Esse texto fala de identidade com Cristo, comunhão
com Ele.
Jesus
explica que o sentido era simbólico/espiritual e não literal: “Eu sou o pão da
vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais
terá sede.” Este verso é muito importante, pois Ele nos explica que comer a
carne e beber o sangue dele é somente crer nele, ter fé nele, recebê-lo nada
mais que isso. Isto de fato é o que significa o alimento do seu corpo
“Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê
nele, tenha a vida eterna”. Jesus rechaça qualquer tipo de confusão quanto a isso
quando arremata: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as
palavras que eu vos tenho dito são
espírito e são vida”.
4 - A
CEIA DO SENHOR É UM MOMENTO DE COMUNHÃO
No
tempo apostólico as ceias eram também chamadas de “ágapes” (ou “festas de amor”
– Judas 12), o que reflete parte de
seu propósito. As ênfases na expressão “corpo” que encontramos no ensino
bíblico da ceia, reflete esta visão de unidade e comunhão. A mesa é um lugar de
comunhão em praticamente quase todas as culturas e épocas, e a mesa do Senhor
não deixa de ter também esta característica.
A
Ceia do Senhor deve ser um momento de comunhão com Cristo e com os irmãos,
reflexão, quebrantamento, arrependimento, confissão de pecados, perdão,
devoção, fé e adoração ao Deus que nos alcançou na cruz e nos perdoou, e nos
salvou com tão grande salvação.
Essas
atitudes não precisam ser só na Ceia do Senhor, mas sempre.
COMO
DEVE SER MINISTRADA A CEIA DO SENHOR?
Nos textos que está no começo deste estudo, você viu Jesus ou Paulo dando alguma instrução sobre a forma de se ministrar a Ceia do Senhor?
A única instrução tem a ver com o pão, comida básica na refeição, e o vinho, bebida também comum, ambos usados regularmente nas refeições da Páscoa, recebendo novos significados: o pão simboliza a carne de Cristo, o Cordeiro santo que foi sacrificado, e o vinho simboliza o sangue dele derramado.
Paulo diz que a forma deve priorizar a participação conjunta de todos os presentes no momento. No mais, nada é dito; portanto, ninguém deve estabelecer uma forma como sendo a certa. A Igreja de Atos participava da Ceia do Senhor regularmente e nunca se diz de qual forma se utilizavam.
A questão toda está no coração e não na forma! Na igreja primitiva, quando celebrada nas casas, a Ceia do Senhor era também chamada de ágape ou festa de amor. Os irmãos se reuniam para ter comunhão ao redor da mesa, onde tomavam suas refeições juntos; e juntamente com as refeições celebravam a Santa Ceia.
QUEM
DEVE SER MINISTRAR A CEIA DO SENHOR?
Nos textos que estão no começo deste estudo, você encontrou alguma instrução sobre quem deve ministrar a Ceia do Senhor? Em algum lugar se diz que deve ser uma pessoa autorizada para isto? Uma pessoa ordenada? Não, se diz apenas para que eles fizessem isto “sempre, em memória de mim”?
A Páscoa judaica, de onde procede a Ceia do Senhor, era feita em família; o pai reunia a esposa e os filhos e, dependendo do tamanho da família, outras se uniam a ela. Era o pai o “ministro”.
Com a instituição do sacerdócio, o cordeiro pascal passou a ser sacrificado pelos sacerdotes. O ofício sacerdotal já passou, conforme instruções de Paulo e do escritor aos Hebreus. Jesus, o perfeito sumo-sacerdote realizou a última e perfeita oferta, ele próprio.
Todos os filhos de Deus são sacerdotes! Todos podem partilhar a Ceia, estando dois ou três reunidos em nome de Jesus. Uma família pode partilhar a Ceia do Senhor, irmãos em viagem podem partilhar a Ceia do Senhor. Pela fé, qualquer grupo pode se reunir e receber o pão e o vinho, alimentando-se de Cristo.
Este é um privilégio de todo aquele que pertence a Cristo e deve ser exercido enquanto se caminha e se encontra com outros e não como parte de um ritual religioso, ministrado somente em reuniões religiosas por sacerdotes da religião.
Deve ser como na Igreja de Atos: eles se reuniam de casa em casa e partilhavam a Ceia! Alguém imagina, lendo Atos, que os apóstolos e outros líderes estavam em todos os lugares para ministrar a Ceia do Senhor?
Logo, repito, a Ceia é um privilégio do filho de Deus e ninguém deve ficar sem participar dela simplesmente por não haver uma pessoa autorizada a ministrá-la. No evangelho, todo filho de Deus, servo de Jesus Cristo, está autorizado!
Os pais deveriam reunir toda a família e partilhar com ela a Ceia do Senhor, no espírito do Evangelho que é de amor, ternura, compaixão, comunhão! Você já pensou que maravilha, pais e filhos reunidos em torno da Ceia do Senhor, como parte da vida com Cristo e não como algo restrito aos ofícios religiosos?
O
PÃO E O VINHO SÃO SAGRADOS, OU TORNAM-SE SAGRADOS NA HORA DA CEIA DO SENHOR?
Esta pergunta tem a ver com o fato de alguns pastores enterrarem o pão e o vinho que sobram após a Ceia e com o entendimento católico de que o pão se transforma em corpo de Cristo e o vinho em sangue.
Bem, você viu alguma coisa parecida nos textos? O pão é pão e o vinho é vinho; simbolizam realidades espirituais, as quais são recebidas pela fé. Não há nada de especial no pão e no vinho. Nem antes nem durante nem depois da Ceia. Não ha nenhuma magia envolvida! Tudo está no coração e não nos elementos! É fé! São Espírito e Vida.
Esta pergunta tem a ver com o fato de alguns pastores enterrarem o pão e o vinho que sobram após a Ceia e com o entendimento católico de que o pão se transforma em corpo de Cristo e o vinho em sangue.
Bem, você viu alguma coisa parecida nos textos? O pão é pão e o vinho é vinho; simbolizam realidades espirituais, as quais são recebidas pela fé. Não há nada de especial no pão e no vinho. Nem antes nem durante nem depois da Ceia. Não ha nenhuma magia envolvida! Tudo está no coração e não nos elementos! É fé! São Espírito e Vida.
Não
cremos na TRANSUBSTANCIAÇÃO (pão e vinho
transformam-se em Corpo e Sangue de Cristo) da Igreja Católica nem na CONSUBSTANCIAÇÃO (pão e vinho, após
consagrados, contém o Corpo e Sangue de Cristo) defendida por Lutero.
A
ceia do Senhor é um momento de recordação do que Ele fez por nós ao morrer na
cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos
anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são,
portanto, figurativos, e não literais.
QUEM PODE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?
A
Ceia do Senhor, como ritual de aliança que é, destina-se, portanto, aos que já
se encontram em aliança com Cristo; ou seja, aos que já nasceram de novo e
estão em plena comunhão com Deus. Há igrejas que só servem a Ceia para quem
pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia
do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa
congregar em nossa comunidade local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de
Cristo na terra, então deve participar da mesa.
Há
ainda, aqueles que afirmam só poder participar da Ceia do Senhor quem já se
batizou nas águas, mas não há sustentação bíblica para isto; desde o momento em
que a pessoa se comprometeu com Cristo em sua decisão ela já está dentro da
aliança firmada por Jesus na cruz.
QUEM ESTÁ EM PECADO
PODE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR? O que significa “estar em pecado”? Quem
conhece o coração para julgar alguém a este respeito?
A quem Jesus ofereceu a Ceia Dele? A Judas, que o iria trair (embora alguns neguem que ele tenha participado); mesmo que Judas não tenha participado, Pedro participou, e foi quem negou a Jesus. Os demais apóstolos participaram e todos o abandonaram; Tomé era incrédulo, Tiago e João queriam mandar queimar os samaritanos. Logo após a Ceia passaram a discutir sobre qual deles era o maior. Pedro deu uma de bom, superior ao próprio Jesus. Foi esta gente que participou da Ceia do Senhor.
A Ceia é para pecadores! Ela anuncia Aquele que morreu pelos pecados, por todos eles! Logo, qualquer pecador que no momento da Ceia, pela fé reconhece Jesus como seu Salvador, sendo atraído pela Graça que salva, que perdoa, que aceita, que inclui, deve participar.
E cada um deve examinar a si mesmo, Paulo repete isto duas vezes! Portanto, ninguém deve ser juiz de ninguém; deve apenas receber a Ceia e se alegrar pelo outro que a recebe também. Somos todos pecadores diante da Ceia do Senhor, o qual se entregou por nós, pela nossa redenção!
Na Ceia do Senhor há Graça para o pior pecador. Só não há lugar para o que pensa estar em condições de participar dela e que despreza o outro. Este comerá e beberá condenação para si.
A quem Jesus ofereceu a Ceia Dele? A Judas, que o iria trair (embora alguns neguem que ele tenha participado); mesmo que Judas não tenha participado, Pedro participou, e foi quem negou a Jesus. Os demais apóstolos participaram e todos o abandonaram; Tomé era incrédulo, Tiago e João queriam mandar queimar os samaritanos. Logo após a Ceia passaram a discutir sobre qual deles era o maior. Pedro deu uma de bom, superior ao próprio Jesus. Foi esta gente que participou da Ceia do Senhor.
A Ceia é para pecadores! Ela anuncia Aquele que morreu pelos pecados, por todos eles! Logo, qualquer pecador que no momento da Ceia, pela fé reconhece Jesus como seu Salvador, sendo atraído pela Graça que salva, que perdoa, que aceita, que inclui, deve participar.
E cada um deve examinar a si mesmo, Paulo repete isto duas vezes! Portanto, ninguém deve ser juiz de ninguém; deve apenas receber a Ceia e se alegrar pelo outro que a recebe também. Somos todos pecadores diante da Ceia do Senhor, o qual se entregou por nós, pela nossa redenção!
Na Ceia do Senhor há Graça para o pior pecador. Só não há lugar para o que pensa estar em condições de participar dela e que despreza o outro. Este comerá e beberá condenação para si.
Não
proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que
cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e
endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lucas 22:3,21). Pedro também não foi
proibido e logo em seguida iria negar Jesus. Na verdade, ninguém está apto em
si mesmo, mas participamos por causa do Senhor que nos perdoa e nos lava com
Seu sangue, sempre que nos arrependemos.
A
instrução bíblica é que a pessoa se examine a si mesma, e não que seja
examinada pelos outros. Portanto não examinamos ninguém, nem as proibimos, só
instruímos.
O
QUE É “BEBER INDIGNAMENTE” E “BEBER PARA PRÓPRIA CONDENAÇÃO”?
Paulo diz: “Aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo”.
Você observou que nas duas vezes em que Paulo fala de beber indignamente e beber condenação, imediatamente ele conclama cada um a examinar a si mesmo? Normalmente quando as pessoas se preocupam com o beber indignamente, além de não saberem do que Paulo está falando, estão apontando para outros e não para si mesmos. Estão querendo razões para impedir alguém de participar da Ceia, razões para a liderança da “igreja” afastar alguém da Ceia por este ter um comportamento “pecaminoso”.
Quanto a esta questão de beber indignamente e beber condenação, cada um olhe para si mesmo. Paulo não está falando aqui de coisas exteriores, mas do coração. Cada um que se enxergue, se examine, diante do Senhor e seja julgado por Ele e somente por Ele.
Ao participar da Ceia, cada um deve se examinar diante do Senhor, deve considerar a presença do Senhor Jesus, deve considerar seu corpo e sangue, diante da cruz, onde nossos pecados foram carregados.
Deve abrir-se para este trabalho disciplinador da Graça de Deus em Cristo. Cada um deve, diante desta realidade do corpo e do sangue de Jesus, oferecidos por causa dos nossos pecados, para nossa redenção, examinar sua vida e então participar da Ceia, dando sempre razão a Deus, aceitando o julgamento de Deus de que se é pecador, de que seus atos merecem a condenação e, pela fé, aceitar o perdão que vem da cruz, onde toda condenação foi abolida.
Quando nos examinamos e reconhecemos nossa culpa pelo pecado que SOMOS, e também, pelo pecado que cometemos, não importa qual seja ele, e aceitamos o sacrifício de Jesus, então já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus ( Romanos 8:1); é só comer o pão e beber o cálice!
Na continuação do texto em 1ª Coríntios 11, Paulo diz: “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação”.
1 - Observe que Paulo volta a falar da condenação. Todo o texto de 1ª Coríntios 11:17-34, nos mostra o que é. Paulo está falando das divisões e intrigas que haviam na igreja de Corinto, dos exageros, da orgia com o comer e beber (v.21) . Eles estavam participando indignamente e estavam recebendo condenação.
2 - Comer e beber indignamente é quando se come e bebe sem que haja arrependimento, desejando antes permanecer na prática do pecado; Obs.: Não é beber “estando em pecado”, conforme a lista da “igreja”, pois todo pecado encontra perdão na cruz e não há condenação. Enquanto houver arrependimento, há perdão.
3
- Comer
indignamente é comer e beber a Ceia sem amor e reverência pelo próximo; ao
invés de examinar-se diante do Senhor, examina o próximo, cuida da vida do
próximo, é ser juiz do outro, é comer de um banquete que divide. É participar
com orgulho e presunção. É não considerar que na noite em que foi traído, Jesus
ceou com Seus discípulos, tendo lavado os pés até do traidor. A Ceia deve ser
recebida por nós, cada um pronto a lavar os pés uns dos outros, até dos traidores
entre nós.
4 - Comer e beber indignamente é não discernir o Corpo do Senhor.
4 - Comer e beber indignamente é não discernir o Corpo do Senhor.
“Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.” 1ª Coríntios 11:29 NVI
Entre
os cristãos daquela época existia uma festa chamada “Festa Ágape” ou festas de
amor (Judas 12). Era comum entre os
cristãos celebrarem a Ceia com esta refeição (esta prática perdurou até na
época de Justino, o mártir) que era destinada a ajudar os pobres.
Corinto
era uma igreja problemática em termos de doutrinas (véu, dons espirituais, batismo,
brigas, divisões e Santa Ceia).
Os
Coríntios não estavam discernindo o real objetivo de suas reuniões
(v.17,18,20). Para eles aquilo era apenas uma festa como as demais festas
mundanas da sociedade grega (Corinto era grega) da qual tinham vindo. Então,
quando se reuniam, todos se embriagavam (v.21) como faziam antes de se
converterem e não discerniam que aquilo era muito mais que uma festa, era “em
memória” de Cristo (v.25). Por isso as pessoas deveriam se examinar antes de
tocar no pão e no cálice (v.28), pois correriam o risco de tomar a Ceia de modo
indigno, fora do propósito para qual fora estabelecida, ou seja, para a
comunhão e não divisão dos fieis (v.18). Isto é o que Paulo queria dizer com
discernir o corpo do Senhor.
5
- Um
outro detalhe é que participa indignamente da Ceia do Senhor todo aquele que se
acha digno de participar por seus próprios méritos, pois é sempre pela Graça,
por causa de Cristo, sem quaisquer méritos nossos.
CRIANÇAS
PODEM PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?
1 - Há duas passagens bíblicas que parecem dizer que uma criança não deve participar:
A
primeira é que uma criança não crê, sendo assim não fez uma aliança de vida
eterna com Jesus.
A
segunda é a orientação de Paulo sobre “examinar-se a si mesmo”, como motivo
para a criança não participar, já que ela não pode examinar-se.
2
- Há
duas passagens bíblicas que parecem dizer que não há problema se uma criança
participar:
Jesus disse que devemos ser como as crianças. Mateus
18:3
Jesus disse para deixarmos as crianças irem a Ele
porque delas é o Reino de Deus Mateus 19:14
Na
minha opinião, não precisamos falar para a criança participar ou não, porém, se
ela participar, não haverá problema algum. Precisamos explicar o significado do
que estamos fazendo e deixar as crianças livres, sem nenhuma repreensão. Uma
criança não precisa examinar-se; sua infância confirma isto; Jesus chegou a
dizer que se não nos tornarmos como crianças não herdaremos o Reino de Deus.
ONDE
DEVEMOS FAZER A CEIA DO SENHOR?
Não
há um lugar determinado para se realizar a Ceia, onde quer que estejam reunidos
os cristãos ela poderá ser feita.
No
livro de Atos, lemos que o pão era partido de casa em casa (Atos 2:46), o que nos deixa totalmente
à vontade em relação a celebrá-la onde quisermos.
QUANDO
DEVEMOS FAZER A CEIA DO SENHOR?
Entendemos
que não há dia específico definido pela Bíblia quanto à celebração da Ceia;
Jesus apenas disse: “…fazei
isto, TODAS AS VEZES QUE o beberdes, em memória de mim”. 1ª Coríntios 11:25b
Esta
expressão “todas as vezes que” nos
dá liberdade de fazermos quando quisermos, mas sempre em memória do Senhor
Jesus Cristo.
Para
concluir, participemos e deixemos todos os outros participarem com alegria e
devoção, com reverência a cada um em suas tragédias e lutas espirituais, sem
exercermos juízo sobre ninguém; somente Deus conhece o coração; ao invés de
vigiarmos o outro, adoremos a Deus em nosso coração ao recebermos o pão e o vinho,
participemos da Ceia em memória dEle todas as vezes! Foi o que ele nos pediu,
até que Ele venha, e Ele virá nos buscar, e estaremos com Ele para sempre, e
cearemos na glória com Ele, por causa Dele, em amor e comunhão eterna.
Grande abraço,
Grande abraço,
Nele,
Jesus, nosso querido Salvador!
Paulo
Cerozino
Fontes:
1.
Bíblia
Sagrada;
2.
Como
vocês entendem a Santa Ceia? Adailton César, Caminho da Graça;
3. Ceia do Senhor,
Luciano Subirá, Comunidade Alcance e
orvalho.com
Escrevi essa mensagem no dia 08/10/2013.
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