Quais as qualidades que Maria teve, que eu e você devemos ter na caminhada cristã?


 
Por um mistério divino, Deus concedeu às mulheres o privilégio de se tornarem mães ao gerarem vida dentro de si.

No entanto, a maior e mais feliz de todas elas foi Maria, pela benção de ter carregado em seu ventre, Jesus, o Salvador do mundo.

Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus.

Maria é um exemplo a ser seguido.

Leia o texto na Bíblia, no Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Lucas, capítulo 1, versículos 26 ao 52.

Quais as qualidades que Maria teve que eu e você devemos ter na caminhada cristã?

1ª) – Maria era fiel ao Senhor

Maria estava desposada com José, e isso segundo os preceitos de Deus para os judeus. Ela estava cumprindo a vontade de Deus.

Deus deseja profundamente que sejamos fiéis a Ele e somente a Ele.

Maria não era qualquer uma. Ela não vivia no pecado. Ela estava servindo ao Senhor.

Você tem sido fiel ao Senhor?

Você tem sido servo ou serva de Deus?

Você tem vivido para glória de Deus?

Nós estamos vivendo dias onde os homens se dizem servos de Deus, mas colocam Deus na posição de servo. Não se submetem a Deus, não renunciam, não glorificam Deus em seu viver. Não são fiéis.

Nós precisamos servir a Deus de verdade. Não tem meio termo. Eu não posso servir a Deus vivendo no pecado. Precisamos ter temor do Senhor e entender que Ele é santo.

Vivemos dias em que há muitos maus exemplos no meio cristão.

Pessoas que compram e não pagam. Mentem, trapaceiam, enganam as pessoas.

Pessoas que não tem autoridade para falar de Cristo, porque não se submetem a Ele e dão mau testemunho.

Maria fez isso ao abdicar de suas próprias vontades para ser fiel a Deus acima de tudo.
Maria correu o risco de ser apedrejada por ser fiel.
·         Ser fiel a Deus traz morte a muitos cristãos ao redor do mundo.

Maria correu o risco de ser abandonada por José e por todos.
·         Ser fiel a Deus faz com que muitos cristão sejam abandonados.

Maria, com certeza, foi zombada por muitos, por causa de sua gravidez.
·         Ser fiel a Deus nos leva a ser zombados muitas vezes.

Maria sofreu todas as conseqüências por amor e fidelidade a Deus.
·         É assim que devemos ser, fiéis a Deus.

Em Apocalipse 2:10, segunda parte, está escrito "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida".

Aprendamos com Maria, sejamos fiéis a Deus.


2ª) - Maria era humilde

Maria não se envaideceu diante das declarações de sua prima Isabel, que lhe disse: "Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre". Tão logo ouviu estas palavras, dirigiu-se ao Senhor em oração: "A MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR E O MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS, MEU SALVADOR, PORQUE ATENTOU NA HUMILDADE DE SUA SERVA, POIS EIS QUE, DESDE AGORA, TODAS AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA" (Lucas 1.39-55).

Humildade vem da palavra Humus, que quer dizer terra, pó. Nós devemos entender que somos pó.

Há tantos cristãos querendo fama, glória pra si mesmos. Reclamam o título de mestre, doutor, apóstolo... Não se humilham.

Tiago 4:6 diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

O culto aqui na igreja tem que ser pra Deus. Viemos aqui para adorá-lO. Quem manda aqui é Ele. Se o homem quiser roubar a glória de Deus, prestará contas a Ele.

Nós devemos reconhecer a nossa pequenez, a nossa limitação, a nossa incapacidade diante de Deus. Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

Devemos sempre reconhecer que é Deus que tem poder para fazer tudo, pois Ele é soberano e não conhece impossíveis.

Maria sempre reconheceu isso e por isso foi agraciada de Deus e bendita entre as mulheres. Ela foi escolhida de Deus para uma tão grande missão, e essa missão não afetou seu caráter nem sua humildade.

Aprendamos com essa atitude de Maria, sejamos humildes.


3ª) – Maria tinha fé

Ela sabia que era humanamente impossível engravidar sem ter relações com um homem. No entanto, ao ouvir do anjo que seria obra de Deus, pelo poder do Espírito Santo, em nenhum momento duvidou ou escarneceu da promessa que lhe fora feita.

Maria foi visitar sua prima Isabel, que também recebera uma grande benção do Altíssimo, pois, mesmo em idade avançada e antes estéril, encontrava-se grávida de 06 meses.

E Isabel, ao receber Maria, assim a saudou: "Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" (Lucas 1:45).

Maria acreditou no impossível, pois sabia que para Deus tudo é possível.

E você que está aqui nessa noite, você crê assim?

Você crê que Deus pode todas as coisas?

Você crê que a solução para o teu problema é simples para Deus?

Deus pode fazer tudo. Deus pode sarar feridas aqui. Deus pode salvar vidas aqui. Deus pode curar enfermidades. Deus pode tudo.

Porém, Deus tem propósitos, e sabe o que faz.

Eu creio nesse Deus. Aleluia!

Você crê?

Aprendamos com Maria. Tenhamos fé!


4ª) – Maria aceitou com alegria o plano de Deus para sua vida

Ao receber a missão de ser a mãe terrena dAquele que viria a mudar o destino dos homens, em nenhum momento ela negou, argumentou ou pediu para refletir melhor sobre o assunto. A sua resposta imediata foi "aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra" Lucas 1:38

Maria foi uma mãe presente. Ela cuidou de Jesus com todo o carinho de mãe. Precisou a até fugir com o menino para o Egito, para escondê-lo da fúria de Herodes, sempre sob a orientação de um anjo a mando de Deus, isso quando ele tinha apenas dois anos. Com oito dias ela o levou ao templo para ele ser circuncidado, de acordo com a lei judaica. Ela estava no local da crucificação de Jesus.

Deus é soberano e sabe o que é melhor para nós.

Deus age com propósitos. Ele sabe o que faz.

Deus enxerga lá na frente. Ele sabe tudo o que vai acontecer.

Como é bom saber que estamos nas mãos de um Deus amoroso, que podemos confiar.

Precisamos estar dispostos a renunciar a tudo o que for necessário a favor dEle e Seus propósitos.

Nós fomos inseridos nos Seus planos, e ninguém pode frustrar os planos Desse Deus.

Quando entendemos isso, descansamos no Senhor. Romanos 8:28

Que bom seria se todos dissessem: "Cumpra-se em mim, Senhor, segundo a tua palavra."

Isso traria menos sofrimento no caminhar.

Você tem aceitado com alegria os planos de Deus pra sua vida?

Aprendamos com Maria. Aceitemos com alegria os planos de Deus pra nós.


5ª) – Maria obedeceu

Você tem obedecido? Obedecido a quem?

Maria, nas bodas de Caná da Galiléia, disse: Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser.

Então temos que obedecer a Jesus. Somente Jesus pode salvar. Somente Jesus pode perdoar pecados.

Somente Jesus É intercessor, mediador entre Deus e os homens. Somente Jesus foi concebido sem pecado.

Maria disse: Fazei tudo o que Ele vos disser.

E Jesus disse: Eu sou o pão da vida... Eu sou a luz do mundo... Eu sou o caminho... Eu sou o Bom Pastor... Eu sou a porta... Eu sou a ressurreição e a vida... Eu sou a videira verdadeira...

Jesus disse: Vinde a Mim... Quando você obedece a Palavra de Deus, você não leva a glória para Maria, e sim para Jesus.

Maria é um grande exemplo a ser seguido, mas não adorado, não venerado.

Obedecer é a melhor forma de demonstrar amor ao Senhor. Obedecer é melhor do que sacrificar. 1ª Samuel 15:22

A direção que Deus nos dá é a melhor, pois Seus caminhos são perfeitos. 2ª Samuel 22:31 e resultam no melhor para nós mesmos.

Você tem se submetido à vontade de Deus? Ou tem vivido para si mesmo?

Aprendamos com Maria, obedeçamos a Jesus.

6ª) – Maria era uma mulher de oração

Atos 1:14 relata que “Todos os apóstolos perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”  Que extraordinário ministério das mães (e avós) é o da oração.

7ª) – Maria era uma adoradora e reconhecia que Deus era o Seu salvador

Lucas 1:46-52 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador.

Note que Maria era uma adoradora, porém precisava de um Salvador. Romanos 3:23 diz que todos pecaram. Maria está nessa lista. Ela era pecadora e precisava de um Salvador, assim como eu e você.

Aprendamos com Maria, adoremos ao Senhor e reconheçamos que precisamos de Jesus para nos salvar.

Comentários

  1. Preguei esse sermão no dia 13/05/2012, dia das mães.

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!!
    Vou colocar em prática tudo isso e trazer pro nosso ministério de mulheres

    ResponderExcluir
  3. Muito bom senti a presença de Deus ao lê esta mensagem maravilhosa que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Que benção,tudo bem esclarecido,vou prega amanhã no ciclo de oração.
    Estava estudando sobre Maria,creio que o Espírito mim direcionou aqui🙌👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Deus é bom o tempo todo!!! Buscando conteúdo para palestrar no ECC da minha Paróquia... eis q o Espírito Santo me direciona nessa madrugada para este texto!!! Glória a ti Senhor... q eu e meu esposo consigamos atingir algum coração!!!

    ResponderExcluir
  6. Maravilho! 2020 me deparei com esse conteúdo riquíssimo, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber onde esta na Bíblia que maria permaneceu virgem e onde esta que ele foi assunta aos céus com Jesus?

    ResponderExcluir

  8. Sermão maravilhoso! Perfeito pra esse mês das mulheres 👏🏻 vou me inspirar aqui pra minha próxima mensagem! 2024...a Palavra de Deus é tremenda e continua atual 🙌🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro