Pena de morte

Muitos que são a favor da pena de morte, dizem que existem presos irrecuperáveis, que cometeram grandes atrocidades, que representam um risco contínuo e constante para a sociedade, e, muitas das vezes não apresentam arrependimento nenhum, e por isso, devem ser executados.

O tema é controverso até mesmo entre muitos cristãos, pois os que são a favor da pena de morte, dizem que ela foi instituída por Deus, pois em Gênesis 9:6 está escrito: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu, porque Deus fez o homem segundo a Sua imagem”. O renomado teólogo R. C. Sproul disse: “A Bíblia diz que a vida humana é tão sagrada, tão preciosa, tão santa – a vida humana tem tanta dignidade – que, se com premeditação você destrói injustificadamente outro ser humano, você, por isso mesmo, perde o seu direito à vida. Deus não apenas permite a execução de assassinos, Ele a ordena.”.

Em Êxodo 21:12 está escrito: “Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.”

Em Êxodo 21:24 está escrito: “Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”.

Os cristãos que são contra a pena de morte dizem que somente Deus pode tirar a vida de outrem, e que já não mais vivemos debaixo da lei, mas da Graça de Cristo, e apoiam-se no perdão e nas palavras de Jesus, que disse: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.” Mateus 5:38-39

Eu, particularmente, sou contra a pena de morte, porque as leis humanas são falhas, os homens são corruptos, e por causa disso, muitos que morrem, são inocentes. Temos o exemplo do próprio Jesus, que foi condenado injustamente, inocentemente. Há vários outros casos, um deles, é mostrado no filme “A vida de David Gale”. Assista a esse filme e terá a prova do que estou “falando”. O filme é baseado numa história real.

Outro detalhe porque sou contra a pena de morte é por acreditar na graça, amor e misericórdia de Deus, e por isso, creio que há uma saída, uma esperança, e que o homem, por pior que seja e por pior delito que tenha cometido, pode ser transformado por Jesus e começar a viver decentemente, honestamente, dignamente, para o bem da sociedade e para a glória de Deus. Em Cristo há solução para o mais vil pecador.

Vale lembrar que sou a favor da punição e que, a meu ver, o sistema carcerário deve mudar, dando possibilidade dos presos terem cursos profissionalizantes e trabalharem para a nação, pois há muita coisa a ser feita e se gasta muito dinheiro em obras que os presos poderiam fazer “de graça” como parte de cumprir a pena. Existem casos que deveriam ser tratados de modo mais rigoroso também, porém não com a morte.

Grande abraço,

Nele, Jesus, o Autor e Sustentador da Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro