Batismo com o Espírito Santo e com fogo

"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11

O que seria esse batismo com fogo?

Já ouvi muita coisa acerca desse assunto. Há várias suposições. Vejamos algumas delas:

1ª suposição: O fogo se refere às "línguas, como de fogo" que pousaram sobre os apóstolos em Atos 2:3. Tal suposição não explica adequadamente o contexto no qual está inserido Mateus 3:11.

2ª suposição: Além do batismo no Espírito Santo, o cristão tem a possibilidade de receber também o “batismo com fogo” que seria um poder de Deus ainda maior. O contexto de maneira alguma sustenta isso.

3ª suposição: O “batismo com fogo” faz referência ao próprio Espírito Santo, pois um de Seus símbolos na Bíblia. Esse argumento é improvável, pois seria redundante dizer que Jesus batizaria “com o Espírito Santo e com Espírito Santo”.

4ª suposição: O “batismo com fogo” é a obra que Deus faz em nós, purificando-nos de nossos pecados, pois o fogo purifica. Esse é um argumento bom, mas se olharmos para o versículo isoladamente. Analisando o contexto veremos que não é disso que trata o texto.

5ª suposição: O “batismo com fogo” é um poder que vem de Deus que capacita o cristão a vencer as adversidades dessa vida. Essa também é uma boa suposição, mas também não é disso que João Batista falou.

6ª suposição: O “batismo com fogo” é uma capacitação do Espírito Santo (fogo) para testemunhar com ousadia sobre Cristo e Sua salvação. Esse argumento também é bom, porém veremos que não tem base naquilo que João Batista disse.

Diante de todas essas suposições, vamos estudar o contexto de Mateus 3:11 para chegar à verdadeira interpretação.

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo". Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ". As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". Mateus 3:1-12

Vemos por estes versículos que João Batista surgiu no deserto, pregando o arrependimento e batizando todos da Judéia e circunvizinhança. O texto em estudo (versículo 11) faz parte do discurso de João Batista. O que motivou este discurso onde o texto em questão está inserido?

A resposta encontramos no versículo 7: “Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes:”

O motivo que levou João Batista a pronunciar tais palavras foi a presença dos fariseus e saduceus. E qual foi o teor de sua mensagem? Foi, claramente, uma advertência sobre a necessidade de real arrependimento e as consequências do não arrependimento.

O versículo 7b diz: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

O versículo 8 diz: “Dêem fruto que mostre o arrependimento!”

O versículo 10 diz: “O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

A árvore que não produz bom fruto (o fruto digno de arrependimento – versículo 8) é cortada e lançada no fogo (indiscutivelmente o fogo do juízo, para onde vão todos os que não se arrependem do seu pecado).

Em seguida, João contrasta a natureza física de seu batismo (com água), com a natureza espiritual do batismo de Jesus (com o Espírito/regeneração/novo nascimento/salvação). E contrasta a natureza do batismo para os arrependidos (com o Espírito Santo), fazendo-os ter vida eterna e a natureza do batismo para os não arrependidos (com fogo), levando-os a morte eterna.

O versículo 11 diz: "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Cristo é quem batizará os arrependidos com o Espírito Santo e é, também, quem batizará os não arrependidos com fogo (fogo de juízo; de condenação). Confirmando esta verdade temos o versículo seguinte: (versículo 12) “Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".

A palavra fogo segue o padrão de juízo nos versículos 10 e 12. Entre esses versículos aparece o texto (versículo 11) onde João diz que Jesus: “...vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”. Será que nos versículos 10 e 12 a palavra fogo significaria juízo e no versículo 11 significaria alguma espécie de bênção? De maneira nenhuma, pois é improvável.

“O batismo com fogo aponta para o juízo (versículo 9). A pá “para limpar sua eira” é outro símbolo para o juízo (versículo 17)”

Cristo tem a pá em sua mão. Ele mesmo recolherá o seu trigo (os arrependidos) e, Ele mesmo queimará a palha (os não arrependidos) no fogo que nunca se apaga (lago de fogo – Apocalipse 20:10-15).

Comentários

  1. Escrevi essa mensagem após uma reunião da Comunidade Graça sobre Graça, no dia 10/09/2014.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro