O escândalo da cruz

Em muitos sites evangélicos e até católicos, nas redes sociais, criticaram duramente o papa Francisco por ter dito que Jesus fracassou na cruz.

Não estou aqui para defender o papa nem religião alguma. Não sou católico e ultimamente estou tendo vergonha de ser evangélico. Sou apenas um cristão que se entristece com o engano, venha de onde vier.

O que quero aqui é mostrar a verdade.

Será que o papa falou um absurdo desses?


Peguei uma parte da homilia. Vamos lá.

O papa disse: “Podemos ficar encastrados quando medimos o valor dos nossos esforços apostólicos pelo critério da eficiência, do funcionamento e do sucesso externo que governa o mundo dos negócios. Não digo que estas coisas não sejam importantes! Foi-nos confiada uma grande responsabilidade e o povo de Deus, justamente, espera resultados. Mas o verdadeiro valor do nosso apostolado é medido pelo valor que o mesmo tem aos olhos de Deus. Ver e avaliar as coisas a partir da perspectiva de Deus chama-nos para uma conversão constante ao primeiro tempo da nossa vocação e – nem é preciso dizê-lo – a uma grande humildade. A cruz mostra-nos uma maneira diferente de medir o sucesso: a nós cabe-nos semear, e Deus vê os frutos do nosso trabalho. E se, às vezes, os nossos esforços e o nosso trabalho parecem gorar-se e não dar fruto, estamos a trilhar a mesma via de Jesus Cristo; a sua vida, humanamente falando, acabou com um fracasso: o fracasso da cruz.”

Ele disse que nossos esforços não devem ser medidos segundo o padrão do mundo, do mundo dos negócios. Se assim fosse, segundo esses padrões, a cruz de Cristo foi um fracasso.

Note o termo "humanamente falando".

Ele não disse nada de errado.

Segundo o padrão do mundo, humanamente falando, foi mesmo um fracasso.

É por isso que a Cruz é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, pois o que parecia ser o maior fracasso tornou-se o maior triunfo, ao invés de derrota, vitória eterna.

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1ª Coríntios 1:18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro