Ágape

Antes de Jesus nascer, os gregos usavam a palavra Ágape para descrever o amor dispensado a alguém especial, digno de ser amado; alguém que realmente merecia o amor.

Com a vinda e vida de Jesus, o Ágape tomou outra proporção, visto que o amor de Deus é concedido àqueles que não tem méritos algum. Deus nos ama assim, incondicionalmente.

E esse amor, o Ágape de Deus, faz você amar alguém que não tem valor algum, sem esperar nada em troca. É um amor altruísta, sacrificial, como Cristo nos amou e se entregou por nós.

É bom amar quem nos ama, mas é maravilhoso amar quem não nos ama, quem não merece ser amado, quem jamais amaríamos com nossas próprias forças, quem pode não nos retribuir, pois assim você vê que está em Cristo e Cristo está em você e age através de você, amando os outros. Esse é o amor pelo qual Jesus disse que seríamos conhecidos como Seus discípulos.

O Ágape que os gregos usavam pode ser amor, mas não é o amor verdadeiro, o Ágape de Deus.

Contam que foi pedido a Rui Barbosa para que escrevesse um texto sobre o amor e ele disse: "O que é o amor? - Depois que Paulo escreveu 1ª Coríntios 13, não creio que ninguém tenha a coragem de escrever outra coisa e acrescentar o que ali está escrito e dito".

...Busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. 1ª Coríntios 12:30

O amor é esse caminho mais excelente. O amor é maior dom e jamais acabará.

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1ª Coríntios 13:1-7

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro