Marta e Maria


Marta e Maria. Duas mulheres, duas servas de Deus, dois exemplos de cristãos.

Marta e Maria eram irmãs, criadas na mesma casa, com a mesma educação, com os mesmos princípios de vida, com nomes parecidos; imagino que eram fisicamente parecidas, mas havia diferenças marcantes em suas atitudes.

Marta servia ao Senhor fazendo para o Senhor. Ela queria agradar ao Senhor fazendo o melhor para Ele e isso é bom, porém vejo que não precisamos fazer além das nossas forças nem ficar atribulados por causa do serviço; muito menos querer que vejam o que estamos fazendo e cobrar uma posição de Jesus quanto aos que não estão fazendo. Façamos como ao Senhor sempre.

Maria servia ao Senhor ouvindo o Senhor, estando perto Dele, tendo intimidade com Ele, não se apegando a outras coisas de menor valor. O maior valor era estar com Jesus. Estar com o Salvador era maior do que tudo e Maria não queria perder tempo com coisas; queria ficar com o Criador de todas as coisas.

Marta, porém, vem e reclama de Maria, dizendo para Jesus pedir para ela ajudar nos afazeres. Jesus diz para Marta: Marta, Marta, tu estás atribulada com muitas coisas; Maria escolheu a parte melhor e isso não lhe será tirado.

Meditando nas palavras de Jesus, vejo que o mais importante é estar aos Seus pés, perto Dele, ouvindo-O, tendo intimidade com Ele acima de todas as coisas, e que o trabalho para Ele vem depois disso. A prioridade é gastar e ganhar tempo em Sua presença. Adorar a Jesus e buscá-lO em primeiro lugar é a essência principal de nossas vidas.

Hoje, tem se dado muito valor ao fazer, por isso tem tanta gente querendo fazer, fazer e fazer... Marta, Marta!

Para muitos não é o que somos que tem valor, mas o que fazemos. Muitos gostam de cristãos como Marta, principalmente as instituições religiosas.

Mas Jesus valoriza mais o ser. Para Ele mais vale o que somos do que o que fazemos. Ele quer que gastemos tempo escutando Sua voz, ouvindo Seus conselhos que geram vida em nós. Jesus quer primeiro fazer em nós para depois fazer através de nós.

A melhor parte estava disponível tanto para Maria como para Marta, e está à disposição de cada um de nós hoje, independente de nossa personalidade e talentos. É uma escolha que cada um de nós podemos fazer. Muitas vezes temos ações de Marta e também de Maria. O que fazer? Precisamos conciliar as duas atitudes: Estar aos pés de Jesus de todo nosso coração (que é a melhor parte) e servi-lO com nosso trabalho e dedicação, lembrando sempre que os afazeres desse mundo cessarão. Os trabalhos findarão. O relacionamento com o Senhor vai continuar! Permanecerá para sempre, pois o amor jamais terá fim.

Comentários

  1. Escrevi essa mensagem no dia 09/09/2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Paul,

      I'm an editor and interested in this picture of Mary and Marta. Could you please be so kind as to tell me the name of the painter and if possible the source?

      Thank you in advance + best regards
      Simon L.

      Excluir
    2. Dear Simon,

      I can not help you, because I do not know who this art.

      I'm sorry.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiro sentido de 1ª Coríntios 2:9

Aprendendo com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

Jesus é a Pedra, a Rocha, e não Pedro